Ácaros – Como Prevenir A Proliferação Dentro Da Sua Casa!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Os ácaros trazem problemas para a saúde, por isso, é preciso prevenir e eliminar a proliferação dentro da sua casa

Embora sejam minúsculos, os ácaros podem trazer grandes problemas para a sua saúde e a sua qualidade de vida. É preciso saber como acabar com os ácaros para evitar que isso não aconteça com você a sua família.

Os ácaros são animais conhecidos por possuir proteínas que desencadeiam uma série de doenças respiratórias, como rinite e asma. Sintomas como coriza, espirros e falta de ar podem ser causados por essas doenças – e pelos ácaros presentes em sua casa.

Além disso, essas proteínas podem ser as responsáveis por doenças como dermatite atópica (alergia na pele) e conjuntivite, uma inflamação na região dos olhos altamente contagiosa.

Porém, o surgimento de ácaros em casa não é sinônimo de um ambiente sujo. O ácaro é extremamente resistente e se adapta a diversos ambientes, sendo muito difícil prevenir ou eliminar totalmente a sua presença.

Como o ácaro doméstico se alimenta de restos de pele, unhas e cabelos, ele pode ser encontrado em colchões, travesseiros, lençóis, tapetes, cortinas, roupas sujas, bichos de pelúcia e na poeira. Apenas um grama de poeira pode conter 10 mil ácaros!

Para amenizar os efeitos desse intruso na sua saúde e no seu bem-estar, você deve realizar algumas mudanças e adotar alguns novos hábitos no dia a dia. Descubra como acabar com os ácaros:

Jogue fora seus travesseiros

O “prazo de validade” para que o seu travesseiro não seja tomado pelos ácaros é de dois anos. Se você já tem um travesseiro a mais tempo que isso, saiba que um terço do seu peso é formado por ácaros!

Na hora de comprar um travesseiro novo, opte por aqueles feitos de látex ou espuma. Algumas opções disponíveis no mercado prometem ser totalmente livres de ácaros; vale a pena pesquisar mais e avaliar a aquisição.

Se o seu travesseiro tem menos de dois anos, certifique-se de providenciar a limpeza a cada seis meses. Leve as peças a uma lavanderia e solicite uma lavagem a seco. Além disso, coloque os travesseiros para arejar semanalmente. 

O desenvolvimento é favorecido pela alta umidade relativa do ar (em torno de 75%), pela falta de ventilação e pelo acúmulo de poeiras. Confira como tirar umidade de ambientes fechados.

Compre uma capa protetora de colchão

Um colchão tem vida útil de até cinco anos, por isso, tende a acumular milhares de ácaros ao longo do tempo. Enquanto não é o momento de realizar a troca, invista em capas protetoras de colchão.

A capa ideal deve ser composta de algodão na parte superior e, embaixo, de um material impermeável, evitando a passagem de poeira e líquidos, e, consequentemente, dos ácaros.

Além disso, você pode fazer uma lavagem a seco caseira do colchão. Basta aplicar bicarbonato de sódio em toda a superfície e deixar agir por uma hora. Faça a remoção com o auxílio de uma escova e um aspirador de pó.

Troque a roupa de cama

Fronhas e lençóis também devem estar sempre limpos, pois eles ficam em contato por um longo período com o colchão e com o travesseiro. Se a roupa de cama não estiver higienizada, os ácaros continuarão a circular pela sua cama e contaminar o que já havia sido limpo.

O ideal é trocar a roupa de cama toda semana. Se você ou alguém da família for alérgico, a troca deve ser feita com mais frequência – de duas a três vezes na semana, especialmente nos períodos de crise. Veja mais detalhes de como prevenir alergias respiratórias.

Procure fazer uma pré-lavagem usando água fervida, suco de um limão e meia xícara de vinagre branco. Depois de enxaguar, coloque as peças na lavadora, lave normalmente e deixe secar em um ambiente ventilado. 

Higienize sofás, cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Esses itens de casa não podem ser lavados com tanta frequência, porém, há uma forma fácil de fazer a higienização caseira que vai prevenir e amenizar o surgimento dos ácaros.

Para isso, misture uma xícara de vinagre de vinho branco em quatro litros de água e aplique com um pano macio por toda a superfície de sofás, cortinas, persianas, tapetes e carpetes. Faça essa limpeza ao menos uma vez a cada quinze dias.

Se possível, semestralmente, contrate uma empresa especializada na higienização desses itens para aplicar uma lavagem completa. Isso irá prolongar a vida útil e ajudar ainda mais como acabar com os ácaros.

Faça a remoção do mofo

A máxima “onde há mofo, há ácaros” é verdadeira! O mofo, assim como o ácaro, é encontrado em matérias orgânicas em ambientes úmidos, pouco ventilados, aquecidos e escuros. Portanto, a presença de mofo é um indicativo de ácaros.

A remoção do mofo deve ser feita de acordo com o local onde ele está instalado para garantir a eficiência e evitar causar qualquer tipo de dano.

O mofo presente na estrutura das residências, por exemplo, precisam de raspagem e impermeabilizante. Já aquele presente no interior de armários deve ser removido com uma mistura de vinagre e água, entre outros. Conheça o eliminador de mofo e salve sua casa desse incômodo. 

Mantenha os animais de estimação limpos

Os animais de estimação podem acumular ácaros em seus pelos. Se eles costumam subir no sofá ou compartilhar a cama com você, a proliferação de ácaros pode aumentar ainda mais, mesmo se você já toma cuidados para evitá-la.

Providencie banhos quinzenais para seus pets. Os que têm pelos longos podem tomar banho semanalmente. Você também deve fazer a escovação diária para remover o excesso e retirar os pelos mortos, alimento dos ácaros.

Você tem alguma dica sobre como acabar com os ácaros que não foi citada? Compartilhe conosco nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu