Entenda Como Se Prevenir de Alergias Respiratórias!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Manter o ambiente limpo, evitar a proliferação do mofo e seguir uma dieta saudável são formas eficientes de prevenir esse incômodo

Espirro, coriza, dor de garganta… esses são alguns dos sintomas das alergias respiratórias mais comuns que podem acometer a sua saúde. Felizmente, o incômodo pode ser evitado com a adoção de algumas medidas simples no dia a dia.

As alergias respiratórias são causadas por componentes em suspensão no ar, como a poeira, o mofo, o pólen, os ácaros, poluição, pelos de animais e muitos outros alérgenos. A prevenção consiste, portanto, em evitar o contato com eles.

Embora o ar que respiramos seja repleto de impurezas, principalmente nas grandes cidades, você pode assegurar que o ambiente esteja minimamente contaminado para se prevenir contra a rinite, a sinusite, a asma e outras doenças. Confira:

Faça a limpeza da casa

Eliminar a poeira da casa é essencial, pois ela contém vários dos fatores alergênicos que podem desencadear um incômodo temporário ou uma grave crise.

Para fazer isso, utilize o aspirador de pó e panos umedecidos para a limpeza de móveis, pisos e objetos. Não use a vassoura, pois ela tende a espalhar o pó para os demais ambiente da casa.

Dê atenção especial a tapetes, carpetes e cortinas. Como esses tecidos não são higienizados com frequência, eles tendem a concentrar poeira. Não deixe isso acontecer fazendo a limpeza adequada periodicamente. A Dr. Lava Tudo é uma das alternativas que você pode escolher para realizar uma bela limpeza em sua casa. 

Remova objetos que acumulam poeira

Diversos objetos do seu dia a dia podem estar acumulando poeira e bactérias sem que você perceba. Aqueles que ficam no quarto podem ser os responsáveis pelas suas crises alérgicas durante as noites.

Bichos de pelúcia, brinquedos, livros, revistas e pequenos objetos que ficam sem proteção costumam acumular muito pó e, por isso, precisam de cuidados com frequência para que permaneçam sempre limpos. Se necessário, descarte-os.

Troque as roupas de cama para se prevenir contra alergias respiratórias!

Troque as roupas de cama

O colchão e o travesseiro são propensos ao acúmulo de ácaro, um grande causador de alergia. Portanto, realize a troca semanal das roupas de cama. Além disso, faça a lavagem, deixe secar ao sol em ambiente ventilado e passe com o ferro antes de guardar em local limpo.

Quando as ainda crianças estão aprendendo a usar o banheiro, coloque uma capa impermeável no colchão para impedir a absorção da urina. Se você derrubar algum líquido no colchão ou no travesseiro, faça uma limpeza superficial com água sanitária e deixe secar ao sol.

Por último, a cada seis meses, providencie uma limpeza com vaporização, feita por empresas especializadas.

Use um esterilizador de ar

O esterilizador de ar é um aparelho que remove as impurezas do ar devido a um filtro instalado em seu interior, deixando-o livre de agentes que causam as temidas alergias.

O aparelho não torna o ar mais úmido ou mais seco, extremos que favorecem o surgimento das alergias respiratórias.

Ele é ideal para ser usado em toda a casa, no trabalho e em locais que passam muito tempo fechados, como casas de veraneio.

Remova o mofo

Os esporos produzidos pelo bolor podem causar e agravar alergias respiratória. Além disso, o mofo quase sempre está acompanhado de ácaros, outro agente alergênico comum.

O mofo aparece em locais úmidos, quentes com pouca iluminação e ventilação.

Fazer a impermeabilização da estrutura da sua residência, deixar os ambientes sempre arejados e afastar os móveis das paredes são algumas medidas eficientes para evitar a proliferação do mofo. Salve sua casa com o eliminador de mofo!

Remova o mofo e entenda mais sobre prevenção de alergias!

Pratique natação

A natação é o esporte mais recomendado para quem sofre com alergias respiratórias e precisa evitar as crises. O exercício aquático aumenta a resistência do organismo e a capacidade respiratória, diminuindo ou até mesmo curando completamente os sintomas.

O esporte pode ser praticado a partir de seis meses de idade, porém, é preciso ficar atento ao cloro, que também pode causar alergias. A melhor opção é treinar nas piscinas tratadas com ozônio ou com água salinizada.

Faça uma lavagem nasal

Faça a lavagem com soro fisiológico usando uma seringa duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

A lavagem nasal é um tratamento recomendado pelos médicos durante as crises, mas também pode ser uma medida de prevenção, pois mantém as vias respiratórias limpas, umedecidas e livres dos fatores alergênicos.

Inclua determinados alimentos na dieta

Diversos alimentos são indicados tanto para prevenir quanto para amenizar as alergias respiratórias.

A vitamina C, os ácidos graxos, anti-inflamatórios e antioxidantes são as substâncias que você deve ingerir. Elas podem ser encontradas em alimentos como maçã, couve, laranja, gengibre, alho e semente de linhaça.

Além disso, manter uma dieta saudável, evitando o excesso de açúcares e gorduras e, consequentemente o sobrepeso, auxilia a manter a saúde em dia, evitando o aparecimento dessas doenças. Se você já observou sintomas de doenças respiratórias e não sabe o que fazer, entenda como lidar e qual o tratamento.

Beba bastante água

A água auxilia no funcionamento do sistema imunológico e a umedecer as mucosas do nariz, por onde as alergias costumam começar. Inclusive, observe quais são as alergias fatais que você nem imaginava. Portanto, diariamente, beba ao menos dois litros de água.

Gostou? Leia Também:

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu