Alimentação saudável: proteja seu organismo e mantenha a saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Para ajudar o seu sistema imunológico, selecionamos os alimentos que não podem faltar no seu cardápio

Sem um sistema imunológico, o nosso corpo estaria sempre doente, já que somos diariamente expostos a bactérias, vírus e outros microrganismos. Pronto para combater invasores, ele precisa de cuidados para se manter eficiente, e tudo isso pode começar com uma alimentação saudável.

Nós temos ao nosso favor células, tecidos, órgãos e substâncias trabalhando nessa linha de frente, e assim como o seu bom funcionamento nos deixa claro o quanto estamos saudáveis, o contrário é um sinal de alerta.

Você fica doente com facilidade? Gripes, resfriados e infecções recorrentes nos avisam que algo pode estar errado no nosso corpo. Mas, antes mesmo disso tudo acontecer, você pode tomar medidas de proteção e adotar novos hábitos.

Pode parecer que essa onda saudável é apenas mais uma desculpa, mas até mesmo para os alérgicos uma dieta balanceada e reforçada por alimentos capazes de nos nutrir ainda mais com minerais e vitaminas pode fazer a diferença.

Vitaminas e Minerais:qual a importância?

Eles são os nutrientes mais usados com o intuito de ajudar o nosso sistema imunológico a funcionar cada vez melhor, saiba o motivo:

  • Vitamina C: tem efeito direto sobre bactérias e vírus, aumentando nossa resistência às infecções.
  • Vitamina A: ação anti-inflamatória.
  • Vitamina E: age como um time junto à vitamina A, C e ao mineral selênio. Eles retardam o envelhecimento.
  • Vitamina B6: auxilia no controle de alguns tipos de diabetes.
  • Zinco: ajuda na reparação dos tecidos e na cicatrização.
  • Selênio: neutraliza a ação dos radicais livres.

alimentação saudável vitaminas

Fique por dentro: 05 Ingredientes Naturais Que Funcionam Como Purificador De Ar.

Quais são os alimentos ricos em vitaminas e minerais?

1-Frutas

Você pode inserir frutas na sua alimentação da maneira que preferir. No café da manhã, como sobremesa, lanche da tarde, o importante é lembrar de variar na sua alimentação saudável.

As cítricas em geral, como a laranja, limão, abacaxi, acerola e kiwi, podem nos ajudar a ter resfriados mais amenos. Segundo um artigo da National Library of Medicine, pessoas resfriadas que consomem regularmente a vitamina C presente nessas frutas tiveram essa reação.

Incremente ainda sua dieta com lichia, Melão, pitanga, goiaba, caju, mamão, melão, manga, melancia, banana, caqui, damasco, cereja e abacate.

2 – Verduras

As verduras bem temperadas podem mudar a cara do seu prato. Todo mundo sabe que a regra número um da alimentação saudável é apostar em um prato bem colorido. Teste receitas novas de itens como agrião, espinafre, couve, brócolis e rúcula.

Vegetais verde-escuros são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, ajudando e muito na resistência à infecções.

3- Legumes

Na salada fria, feitas no vapor, substituindo carboidratos, uma sopa bem saborosa. Alguns legumes como o tomate, por exemplo, são ricos em licopeno, que ajuda a combater doenças cardiovasculares, além de remover radicais livres do organismo.

Cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu também são ótimos aliados para incrementar sua alimentação.

Não deixe de ver – Bronquite alérgica: Aprenda a levar uma vida melhor

4 – Cereais

Quantidades moderadas de cereais, como arroz integral, semente de girassol e soja, ajudam a complementar o nosso nível de deficiência de vitamina B6 e, consequentemente, ajudam a restaurar o funcionamento do sistema imunológico.

5 – Iogurtes com lactobacilos vivos

Esse tipo de iogurte possui probióticos, o que chamamos de “bactérias boas”. São microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunológico.

Outras fontes: podemos ainda encontrar benefícios em alimentos como fígado, peixe, carnes, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja e milho.

Além de também poder contar com condimentos como açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, orégano e alecrim.

alimentação saudável gengibre

Não deixe de ver: Limpeza doméstica – 09 dicas para os alérgicos.

Aliados por uma vida mais saudável

O ideal é sempre manter a linha de alimentação saudável constantemente, não apenas quando o corpo manifestar alguma deficiência. Organizando uma dieta diversa de vitaminas e minerais, você já está fazendo muito pelo seu sistema imunológico.

Mas, como toda boa dica, somente a alimentação não pode salvar o nosso corpo de ataques externos diversos. Paralelamente a esses cuidados, você precisa se resguardar e evitar se colocar em situações de risco.

Mantenha uma limpeza doméstica satisfatória, e se possível ainda mais rigorosa se já tiver um histórico de alergias crônicas. Para potencializar ainda mais os cuidados, aposte num modelo completo de purificador de ar.

Com baixo custo de gasto de energia, livre de manutenção ou troca de refil, e comprovadamente especializado em eliminar fungos, bactérias, ácaros e impurezas em geral do ambiente, o Sterilair é um dos modelos mais conhecidos do mercado atualmente.   

Você já conhecia essas dicas de alimentação saudável? Conhece mais algum alimento que deva entrar no cardápio de quem quer turbinar o sistema imunológico? Deixe sua sugestão nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Este post tem um comentário

  1. Avatar

    muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos

Deixe uma resposta

Fechar Menu