Aspirador de pó é um aparelho essencial para alérgicos? Descubra!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Os modelos comuns mais atrapalham do que ajudam, mas os aspiradores de pó mais modernos podem ter sua utilidade

Quem sofre com alergias respiratórias sabe que manter a casa limpa é uma das principais medidas para evitar crises de rinite e asma alérgica, que são desencadeadas principalmente pelos ácaros, a poeira domiciliar e o mofo, entre outros elementos.

Por isso, devemos seguir algumas recomendações na hora de fazer a limpeza da nossa residência, incluindo o uso do aspirador de pó. Contudo, esse aparelho não é suficiente para evitar os problemas respiratórios, sendo necessário adotar mais algumas medidas.

Rinite alérgica é um sinônimo de casa suja?

Embora uma casa cheia de pó, pelos de animais, mofo e outras partículas seja um ambiente extremamente propício para uma crise de rinite ou asma alérgica, isso não significa que todo ataque de espirros ou nariz escorrendo seja fruto de uma casa suja.

Mesmo limpando a casa com frequência, é praticamente impossível eliminar 100% de todos os alérgenos, pois alguns deles ficam muito bem escondidos. Esse é o caso dos ácaros, que não são removidos totalmente mesmo com o uso de um aspirador de pó potente.

aspirador de pó

Afinal, esses aracnídeos microscópicos têm uma tendência a viver principalmente entre as fibras de colchões e travesseiros, que oferecem um verdadeiro banquete do seu alimento preferido: as células mortas que se desprenderam da nossa pele.

Então, isso quer dizer que os alérgicos podem dispensar o aspirador de pó? Calma que não é bem assim!

Aspirador de pó para alérgicos

Aspiradores de pó mais antigos ou de baixa qualidade podem piorar ainda mais a situação, pois o movimento de vaivém levanta uma nuvem de poeira domiciliar, espalhando ainda mais os ácaros.

Por outro lado, aspiradores mais modernos que contam com um filtro HEPA (do inglês High Efficiency Particulate Air) podem ajudar, pois conseguem reter partículas muito pequenas, como as fezes dos ácaros – que são as verdadeiras causadoras das alergias.

Contudo, esse mecanismo só será eficiente se todo o ar aspirado passar pelo filtro. O problema é que muitos modelos permitem que uma parte desse ar volte para o ambiente sem ser filtrado, como é o caso dos aspiradores que se intitulam apenas como “HEPA” ou “tipo HEPA”.

Para realmente aproveitar os benefícios desse eletrodoméstico, é necessário utilizar aparelhos com o chamado “HEPA selado” ou “HEPA verdadeiro”, que fazem a vedação completa do aspirador.

Como a malha do filtro é bem fechada, o aparelho só vai funcionar direito se tiver uma alta potência. Assim, não adianta colocar um filtro HEPA em um modelo comum. E, claro, é preciso fazer a manutenção ou a troca desse filtro conforme recomendado pelo fabricante.

A desvantagem é que aspiradores de pó com filtro HEPA são muito caros, especialmente aqueles com filtro lavável.

Além disso, é preciso ter o cuidado de esvaziar o saco coletor do lado de fora da casa, para evitar que a poeira se espalha novamente. De preferência, o alérgico não deve fazer essa tarefa – ou pelo menos deve usar máscara, óculos de proteção e cobrir toda a pele.

Dicas para a limpeza e a organização da casa

Cerca de 80% das alergias respiratórias são causadas pelos ácaros, por isso eles devem ser o foco da limpeza, mas também devemos adotar incluir cuidados para eliminar outros alérgenos, como pelos de animais, fumaça de cigarro, mofo e esporos. Veja algumas dicas:

  1. Limpeza do piso e dos móveis

Você já sabe que o aspirador de pó pode ajudar, desde que ele seja do tipo HEPA selado ou HEPA verdadeiro. Outra dica é abandonar a vassoura, que espalha a poeira ainda mais, e trocá-la pelo pano úmido.

O mesmo princípio vale para os móveis: em vez do espanador de pó, é melhor utilizar um pano umedecido com água ou outro produto adequado para a limpeza de cada material.

  1. Limpeza de carpetes, tapetes, sofás e cortinas

Indica-se trocar os carpetes por piso liso e substituir os tapetes comuns por tapetes de material antialérgico e lavável. A mesma recomendação vale para as cortinas, que devem ser lavadas com frequência.

Para os sofás, a dica é utilizar uma capa antialérgica lavável, recorrer a uma limpeza profissional ou trocar o revestimento por um material do tipo courino.

Você também pode gostar de: Como os ácaros surgem? Do que se alimentam? Entenda porque sua casa pode estar abrigando esses aracnídeos!

  1. Colchões, travesseiros e cobertores

Por serem os ambientes preferidos dos ácaros, colchões e travesseiros devem ser envolvidos com uma capa alérgica emborrachada, evitando o acúmulo de células mortas e umidade. Recomenda-se também virar o colchão a cada 15 dias.

Os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos, pois, ao fim desse tempo, um terço de seu peso será composto por ácaros. A lavagem desse item deve ser feita somente a seco.

A roupa de cama deve ser trocada e lavada uma vez por semana, enquanto travesseiros, cobertores e colchões devem ser expostos ao sol.

  1. Quarto da pessoa alérgica

Procure reduzir a quantidade de objetos de decoração, pois eles dificultam a limpeza, e evite itens como brinquedos de pelúcia, almofadas, tapetes e cortinas, que juntam muito pó.

Outra dica é evitar que os animais de estimação entrem no quarto, pois seus pelos carregam proteínas da saliva que frequentemente desencadeiam alergias respiratórias.

Purificador de ar: o complemento da limpeza

Como você viu, apenas a limpeza não é suficiente para eliminar todos os alérgenos da casa. Porém, ela pode ser associada com uma medida importantíssima: o uso de um purificador de ar capaz de eliminar ácaros, fungos, esporos, cheiro de cigarro, pelos e outros elementos.

Purificador de Ar Sterilair

Para escapar das desvantagens do filtro HEPA, opte por modelos que não utilizam filtros, eliminando a necessidade de trocas e diminuem os gastos, como o purificador de ar da Sterilair.

Esses aparelhos ainda têm um baixo consumo de energia e assim podem ficar ligados o tempo todo, continuamente trabalhando para remover os elementos causadores de alergia – além de contribuir para a preservação de roupas, calçados e objetos de couro por evitar o mofo.

E então, você conhecia todas essas especificidades do aspirador de pó? Ele até pode ajudar, mas o melhor mesmo é contar com um purificador de ar para evitar a rinite, a asma alérgica e outros problemas respiratórios. Confira as melhores dicas para comprar um purificador de ar

E você, já sabia de todas essas informações? Conte para nós nos comentários e aproveite para conhecer o Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =