Cigarro e Outros Fatores que Podem Prejudicar o Ar da Sua Casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Cheiro de tinta, produtos de limpeza, mofo… Tudo isso traz prejuízos para a saúde da sua família. Veja como um neutralizador de odores pode ajudar a combatê-los

Todo mundo sabe que o cigarro faz mal para a saúde. Felizmente, com todas as campanhas de conscientização e a própria lei antifumo, o consumo vem caindo no Brasil nos últimos 25 anos.

Isso, porém, não significa que não existam mais fumantes – e muito menos que eles não fumem dentro de casa. Muitas vezes, pode ser difícil convencer alguém a parar de fumar, mesmo que isso represente um imenso ganho de saúde.

O problema é que o tabagismo não atinge apenas a pessoa que fuma, mas também as pessoas que estão ao seu redor e se tornam fumantes passivas, inclusive as crianças. Nesse caso, uma alternativa para melhorar a qualidade do ar da casa é contar com um neutralizador de odores.

Os efeitos do cigarro na qualidade do ar

Para você ter uma ideia do problema, o fumante traga apenas um terço da fumaça do cigarro – e os dois terços restantes são lançados ao ambiente.

E o pior é que essa fumaça que fica pairando no ar tem praticamente a mesma composição daquela que foi tragada, com mais de 200 componentes tóxicos e cerca de 40 comprovadamente cancerígenos.

Além disso, os fumantes passivos podem apresentar reações imediatas ao contato com essa fumaça, como tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos e alergia nas vias aéreas.

Com isso, aumentam também as chances de infecções respiratórias, como sinusites, bronquites e pneumonias, principalmente nas crianças, que são ainda mais vulneráveis aos efeitos do fumo passivo.

Por isso, o ideal seria que ninguém fumasse dentro de casa (nem em lugar nenhum!). Porém, quando isso não é possível, o neutralizador de odores ajuda a melhorar a qualidade do ar ao remover o cheiro do cigarro que fica impregnado em tapetes, cortinas e sofás.

Dessa forma, o ar da sua casa volta a ser mais seguro para todos os moradores, inclusive o próprio fumante.

Outros fatores que prejudicam a qualidade do ar da casa

Embora o cigarro seja o mais conhecido devido ao risco de vários tipos de câncer e outras doenças, existem mais fatores que podem reduzir a qualidade do ar da casa – e alguns deles podem passar até despercebidos em um primeiro olhar.

Para todos eles, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o potencial de causar irritações, alergias e outros problemas de saúde, como veremos a seguir.

Uma dica que serve para o combate de todos eles é o uso de um neutralizador de odores. Hoje em dia, existem modelos que têm baixo consumo de energia e podem ficar ligados 24 horas, sem que você precise se preocupar.

Conheça mais alguns fatores que podem prejudicar a qualidade do ar da sua casa, identifique se a sua família está sujeita a eles e veja algumas dicas de como combater seus efeitos:

Reformas em casa ou na vizinhança

Quem já trocou o piso de um cômodo, derrubou uma divisória ou aplicou uma nova tinta às paredes sabe que é inevitável lidar com a poeira e os odores da massa corrida e outros produtos.

Mesmo quando um vizinho resolve reformar, é difícil impedir que o pó da obra invada o nosso lar, pois não há pano que dê conta de tampar todas as frestas de portas e janelas.

Todas essas partículas que pairam no ar e se depositam nos móveis são irritantes para nossos olhos e vias respiratórias, podendo causar sensibilidade e alergias, o que aumenta as chances de doenças infecciosas. Novamente, as crianças são as mais afetadas.

Para evitar esses problemas, a melhor solução (quando possível) é passar alguns dias em outro local enquanto a obra não acaba, ventilar e casa e fazer uma limpeza cuidadosa para aspirar todas as partículas.

Produtos de limpeza com compostos orgânicos voláteis

Mesmo um produto de limpeza aparentemente inocente, que deveria contribuir para a qualidade do ar da sua casa, pode na verdade ser um fator de poluição. Esse é o caso dos produtos com COV, os compostos orgânicos voláteis.

Os COV costumam estar presentes em alguns tipos de detergente, ceras e removedores de manchas, além de tintas, vernizes e algumas colas. Como essas substâncias ficam pairando no ar, elas irritam as vias aéreas e os olhos, dão dor de cabeça e causam tontura.

A dica, nesse caso, é evitar qualquer produto sintético que tenha odor forte e manter as janelas bem abertas para permitir a circulação do ar.

Mofo em paredes, armários e outros objetos

Quem mora em regiões úmidas muitas vezes precisa lidar com o mofo, ou seja, o desenvolvimento de fungos filamentosos que podem formar manchas esbranquiçadas ou escuras, também conhecidas como bolor.

O mofo costuma atingir paredes com alguma infiltração, armários e guarda-roupa, podendo também acometer nossas peças de vestuário e calçados.

Mesmo que eles estejam localizados em um objeto e aparentemente parados, os fungos liberam esporos no ar, que podem piorar quadros de asma e servir como gatilho para crises de rinite e outras alergias.

Para evitar o mofo, é preciso resolver qualquer problema de infiltração, manter a casa arejada e conservar roupas e calçados que são usados com pouca frequência dentro de sacos plásticos. Veja mais sobre como eliminar o mofo da sua casa!

Odores de animais de estimação

Os animais de estimação trazem muita alegria, mas infelizmente podem exalar alguns odores que ficam impregnados no ambiente e são bastante desagradáveis.

Além disso, quando uma pessoa é alérgica ao pelo ou às penas do animalzinho, eles podem irritar as vias respiratórias, provocar crises de tosse e rinite e até mesmo piorar a asma.

Em ambos os casos, a limpeza da casa, uma boa rotina de banhos no animal e a restrição dos ambientes que ele pode frequentar ajudam a controlar o problema. Aprenda também a prevenir de alergias respiratórias. 

Como neutralizar os odores?

Uma solução rápida para neutralizar os odores de animais de estimação de tapetes ou mesmo do tecido do sofá, é pulverizar vinagre branco sobre as superfícies. Depois, é necessário deixar tudo bem arejado para o vinagre secar.

Já para neutralizar odores em geral, como o de cigarro, deixe uma tigela com vinagre em um canto por algumas horas. Você perceberá que os odores desaparecerão rapidamente.

Para uma solução mais duradoura e sem custo de manutenção, você pode adquirir um purificador de ar. É um aparelho eficaz na eliminação de microrganismos (fungos, mofos e ácaros, além de bactérias e vírus aéreos) ajudando a evitar a proliferação, e claro, a neutralização de odores.  

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu