Como dormir rápido com alergias respiratórias? Veja 05 infalíveis!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Quem convive com alergia pode tomar algumas atitudes para evitar problemas para dormir. Confira!


Alergias respiratórias são assim: quando menos se espera, elas podem atrapalhar a sua produtividade no trabalho, a vida social e até o seu sono.

Mas, você sabia que existem algumas atitudes básicas que podem te ajudar a mudar isso dentro da sua casa? Como dormir rápido, por exemplo, é um dos principais desafios de quem sofre com questões respiratórias.

Remédios e vacinas podem te ajudar a superar melhor os efeitos das alergias, mas de nada adianta manter um tratamento sério se você não segue algumas mudanças de hábito no seu dia a dia.

Além do mais, todos já sabemos que a nossa própria casa pode ser um reduto de alérgenos prontos para desencadearem as piores reações.

Confira a seguir cinco dicas imbatíveis para melhorar a sua qualidade de vida:

1 – Faxina Apropriada

Pode parecer óbvio, mas apenas faxinar a casa não resolve totalmente o seu problema. Existem algumas diferenças entre apenas faxinar e faxinar a casa pensando como evitar alérgenos. Por isso, mantenha uma rotina de faxina mais pesada do que o normal, evite espanadores pois eles espalham a poeira.

Nesses casos, use sempre panos úmidos para conter a poeira. Ou, ainda, aspiradores de pó. Preste atenção ainda no tipo de material de limpeza que você usa em casa.

Alguns possuem ingredientes, como os COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que barateiam a produção mas que ao entrar em contato com o ar produzem gases tóxicos.

Evite materiais de limpeza, perfumes e shampoos em geral com cheiros fortes, eles também ajudam a desencadear alergias. Prefira os neutros e mais naturais possíveis.

como dormir rápido

Leia mais: Plantas para dentro de casa que ajudam a melhorar a qualidade do ar!

2 – Atenção aos móveis perto da cama

Quando dormimos,  ficamos muito vulneráveis. São nessas 8h de sono, que respirando, podemos inalar poeiras e outros microrganismos que podem piorar as crises alérgicas.

Nesse caso, se você tem criado-mudo, mesinhas, cômodas e outros móveis ao lado da cama, certifique-se de que eles estão impecavelmente limpos.

Muitas vezes podemos limpar com uma frequência específica, mas a janela do quarto fica aberta e recebe poluição  e poeira da rua, então apesar de termos limpado, algo ali já se acumulou.

Lembre-se de que são móveis que estão muito perto da sua respiração e podem influenciar na sua alergia se não forem limpos todos os dias ou no máximo de frequência possível.

3 – Roupa de cama sempre limpa

O nosso corpo produz uma descamação da pele diariamente, isso vai ficando pela casa, pelas roupas e até pela nossa roupa de cama sem que a gente perceba.

Esse descarte celular pode ser um importante alimento para microrganismos como ácaros, por exemplo. É por isso que nossa cama é um dos principais locais de proliferação desse tipo de alérgenos.

Sem falar que enquanto dormimos ainda suamos. Por isso, ao juntar todas essas questões, é importante tomar todo o cuidado possível para manter a cama sempre limpa, com uma nova roupa de cama sempre que possível. Lembre-se ainda de lavar travesseiros (não apenas lençóis e fronhas) a cada 3 meses no mínimo.

Esse tipo de item de cama tem uma vida útil e se você tem alergia precisa se atentar a isso. Trocá-los a cada dois anos e limpá-los na máquina de lavar a cada 3 meses. Além disso, prefira travesseiros de fibra de poliéster sintética ou de látex, que inibe a proliferação de ácaros naturalmente.

Veja também – Faxina doméstica: Mantenha a limpeza e a qualidade do ar em ambientes grandes

4 – Evite pelúcias no quarto

Se o alérgico é seu filho pequeno e não você, essa dica complica. Mas você pode estabelecer algumas regras. Nunca permita que seus filhos durmam abraçados com pelúcias ou até com elas na mesma cama. Esses artigos de decoração são perfeitos para a proliferação de ácaros e podem complicar alergias.

O ideal é que você nem os tenha dentro do quarto, em estantes. Mas, se ainda quiser testar a possibilidade de mantê-los ainda que à distância, comprometa-se a limpá-los sempre (lembra da dica com os travesseiros? Serve para eles). Sempre que possível, os coloque para tomar sol. A temperatura elevada ajuda a eliminar um ambiente propício para os ácaros, já que eles amam um local úmido para crescer.

5 – Utilize um purificador de ar

Você pode usar um purificador de ar onde bem entender na sua casa, mas se puder tê-los também no quarto, já ajuda bastante na sua luta contra a alergia. Para início de conversa, ele vai esterilizar o ar ambiente que você respira em casa, o que é um auxílio e tanto para as mudanças de hábito que você vai começar a fazer.

Escolha um modelo que melhor se adeque às suas necessidades, mas procure sempre modelos mais completos. Você pode conhecer melhor o Sterilair, por exemplo. Ele elimina fungos, bactérias, ácaros do ar e pode ficar conectado à tomada 24h por dia. Isso porque tem um consumo de energia bem baixo.

Além disso, muita gente tem receio de ter esse tipo de aparelho com medo do trabalho que pode dar ou até de ter que lidar com manutenções. O Sterilair não tem filtros, ou seja, nenhuma preocupação com isso. É só ligar na tomada e notar a diferença do ar.

como dormir rápido

Leia ainda: Limpeza de tapetes, travesseiros e móveis: como evitar alergias?

E aí, curtiu nossas dicas de como dormir rápido com alergias? Conta para a gente nos comentários o que você costuma fazer.  

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu