Pensando em parar de fumar? 7 motivos para te incentivar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Descubra por que você pode e deve abandonar este hábito agora mesmo.


Encontrar a fórmula perfeita para descobrir como parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas não é nada impossível. Apesar de ainda termos cerca de 20 milhões de fumantes, o Brasil diminuiu este número nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Saúde: ele caiu 36% nos últimos 11 anos, de 2006 a 2017.

Muitas vezes, o grande problema para conseguir parar de fumar é químico, com a dependência da nicotina e outras substâncias, mas também pode ser atrelado a objetivos. Muitas vezes, o que te falta é um incentivo para conseguir chegar lá.

Primeiro de tudo, é bem claro que fumar não é um hábito aconselhável por médicos, todos sabem os riscos de tê-lo, mas queremos te mostrar um lado diferente disso. Veja abaixo sete pontos para refletir sobre o assunto e começar a considerar parar de fumar:

1 – O seu corpo responde desde o início

Ao contrário do que se pode imaginar, o seu corpo começa a reagir desde os primeiros minutos sem fumar um cigarro. Por exemplo, já nos primeiros 20 minutos, sua pressão arterial volta ao normal (ela é alterada pela presença da nicotina no sangue). Por falar nela, em 2h ela sai da sua corrente sanguínea.

Em 24h, o seu pulmão já funciona melhor, e os brônquios começam a limpar os resíduos deixados pelo fumo. Entre 2 semanas e três meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

Em cinco anos, já é menor o risco de acidente vascular cerebral (AVC). O risco de infarto do miocárdio e morte por ataque cardíaco se aproxima daquele de quem nunca fumou. Em 15 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão pode igualar-se ao dos não fumantes.

O legal de saber isso é ter a consciência de que o seu corpo passa a se modificar diariamente para se readaptar e ficar mais saudável a cada momento sem o cigarro, assim não parece que você está estagnado.

como parar de fumar

Leia mais: Cigarro e outros fatores que podem prejudicar o ar da sua casa

2 – Você gasta muito menos

Não há como negar, principalmente com quem não é fumante de oportunidade, ou seja, que fuma apenas algumas vezes por semana. Se você fuma diariamente – às vezes até mais de um maço por dia –, você está perdendo uma grana bem considerável.

Hoje em dia, existem até aplicativos que calculam para você diariamente quanto você chegou a economizar parando de fumar, como é o caso do aplicativo Parar de Fumar. Disponível para Android e IOS, além de te ajudar a parar de fumar com técnicas, ele te orienta e oferece apoio emergencial em casos de recaídas.

3 – Dê adeus à ansiedade

Quando você consegue ao menos iniciar o processo de parar de fumar, precisa lidar com várias questões do hábito para conseguir se manter firme, uma delas é a falsa sensação de que se você fumasse ao menos um cigarro aquela ansiedade vai passar.

Na verdade, hoje já existem estudos que comprovam justamente o contrário: se você permanece sem fumar e luta contra isso, vai ficar cada vez menos ansioso, já que tem uma recaída e continua fumando só vai ficando mais ansioso com o passar do tempo.

4 – Tenha um sorriso mais saudável

Você já se perguntou por que quem fuma tem os dentes mais escuros, com aparência mais frágil? As substâncias utilizadas na preparação de produtos de tabaco misturam amônia, hidrogênio, cianeto e monóxido de carbono. Quando o fumo é aceso, todas as substâncias transformam suas propriedades químicas.

Quando você inspira a fumaça, deixa resíduos impregnados nos dentes. Dentro do cigarro, estão presentes a nicotina e o alcatrão, que são substâncias altamente tóxicas que ficam fortemente impregnadas nas superfícies dentárias. Quando você parar, pode dar adeus a tudo isso!

Confira também – Alimentação saudável: proteja seu organismo e mantenha a saúde

5 – Melhore a qualidade do ar da sua casa

Muitas alergias podem ser desencadeadas pela fumaça do cigarro, você sabia? Ela é, junto da poluição, ácaros, fungos e bactérias, considerada um dos principais alérgenos para doenças respiratórias.

Sem falar que, ao fumar, você pode estar fazendo entes queridos serem fumantes passivos por tabela. Em todo o caso, fumando ou parando de fumar, mantenha em casa um purificador de ar, eles conseguem tirar o cheiro de fumaça dos ambientes.

O melhor é que, depois de se acostumar com ele, você pode manter esse outro hábito de esterilização do, com um aparelho mais completo, como o Sterilair, por exemplo.  

como parar de fumar

6 – Aproveite melhor suas papilas

Talvez você não saiba disso, mas o cigarro altera alguns sentidos, entre eles o olfato e o paladar. Faça um teste, fique alguns dias sem fumar e perceba a diferença para o seu paladar. Um dos seus motivos serão esse, apreciar melhor a comida de cada dia, e os jantares especiais.

7 – Vida sexual bem melhor

Muita gente não leva a sérios os avisos nas caixinhas de cigarro. Um deles diz “este produto pode causar impotência”. Saiba que esse não é um aviso do fabricante para te aterrorizar, o uso contínuo do cigarro pode agravar alguns casos de impotência e, inclusive, em mulheres, pode chegar a interferir na libido.

Quer motivo melhor do que esse para parar de fumar? Assim que você estiver no caminho para alcançar o objetivo que deseja, já vai começar a experienciar inúmeros benefícios, como todos os citados aqui.

E aí, curtiu saber um pouco melhor sobre todas as opções que podem te fazer querer começar a responder aquela grande questão: como parar de fumar? Conta para a gente o que você fez para parar de fumar ou para dizer uma dica a mais para complementar a lista.

Leia mais: Alimentação saudável: proteja seu organismo e mantenha a saúde

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *