Comprar Purificador de Ar: 07 Dicas Para Escolher um Perfeito Para Você

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Ter um purificador de ar é uma excelente forma de garantir a qualidade do ar da sua casa. Saiba como escolher o melhor modelo para você

Cheiro de cigarro e de animais de estimação, mofo, ácaros e bactérias que pairam pelo ar são fatores que prejudicam o ar de ambientes internos, fazendo com que nossa casa passe a oferecer algumas ameaças à saúde.

Pessoas alérgicas a esses componentes ou que sofrem com doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma precisam de um ambiente livre de odores e partículas que desencadeiem crises.

Uma excelente forma de promover um ambiente saudável para essas pessoas é contar com um aparelho para neutralizar esses elementos. Por isso, nós preparamos estas dicas para você comprar purificador de ar perfeito para a sua casa:

  1. Escolha um modelo com baixo consumo de energia

Na hora de comprar purificador de ar, um dos principais aspectos que você deve avaliar ao escolher um modelo é o seu consumo de energia. Afinal, ninguém deseja adquirir um aparelho que vai deixar sua conta de luz nas alturas, certo?

Existem hoje aparelhos cujo consumo de energia é semelhante ao de uma lâmpada de 40 watts. Dessa forma, você pode utilizá-lo pelo tempo que desejar sem que isso cause um impacto muito significativo nas suas economias. 

  1. Avalie a necessidade de trocar filtro ou refil

Purificadores de ar que funcionam com a inserção de um filtro ou refil necessitam de manutenção constante para que continuem cumprindo seu papel de remover ácaros e microrganismos do ambiente.

Se a troca do filtro ou do refil não acontecer dentro do período determinado pelo fabricante, a ação do aparelho ficará comprometida. Por isso, não deixe de avaliar a frequência da troca e o custo dessa manutenção.

Preferencialmente, você pode optar por modelos que não utilizam filtro nem refil, dispensando assim a necessidade de trocar essas peças. Além do conforto durante o uso, você também economiza ao não precisar repor esses itens.

  1. Verifique se o modelo tem certificados de funcionamento

Antes de comprar purificador de ar, sempre verifique se o modelo em questão foi aprovado em testes realizados por instituições reconhecidas e recebeu certificados que compravam sua eficácia.

Existem os certificados emitidos no exterior, como o da Universidade de Tóquio, no Japão, e o do Instituto Pasteur, na França. No Brasil, duas instituições que testam esses aparelhos são a Universidade de São Paulo e a Fiocruz (Ministério da Saúde).

O purificador de ar Sterilair, por exemplo, foi aprovado por todas essas instituições, com destaque para a Fiocruz, que usa uma metodologia muito rigorosa – a mesma utilizada pela NASA.

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, a classe 100 de esterilização deve apresentar no máximo 0,0035 partículas viáveis por litro de ar. Sempre verifique se o fabricante possui laudos que comprovem o resultado nos testes.

  1. Calcule o tamanho do ambiente

Assim como quando escolher um aparelho de ar-condicionado ou um aquecedor, comprar um purificador de ar também deve levar em conta o tamanho do ambiente onde ele será utilizado.

Para isso, calcule as dimensões do seu cômodo e compare com as informações fornecidas pelo fabricante. Dependendo do tamanho do seu cômodo, pode ser necessário adquirir mais de um aparelho para que todo o ar seja purificado. Aproveite e veja também, o purificador de ar precisa ser limpo constantemente?

  1. Confira os mecanismos de segurança do purificador de ar

Os purificadores de ar são muito procurados principalmente por famílias que têm crianças e idosos em casa, pois são eles que mais sofrem com as alergias e doenças respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Dessa forma, é comum que esses aparelhos sejam colocados justamente no quarto dessas pessoas, o que realmente é muito indicado.

Porém, como as crianças e os idosos podem ter dificuldades para detectar problemas de mau funcionamento, o modelo escolhido precisa ter mecanismos de segurança como sistema de proteção contra choque elétrico, curto-circuito e superaquecimento.

Mesmo que o purificador seja colocado em outros ambientes, esses sistemas são essenciais para que você possa ter tranquilidade ao deixar o aparelho funcionando de forma contínua, sem que você tenha que ficar monitorando.

Assegure-se também de que o aparelho seja fabricado com materiais anti-incêndio, aumentando ainda mais a sua segurança.

 

  1. Procure um modelo que combine com a sua casa

Deixar o purificador ligado o tempo todo é a melhor forma de garantir que o ar da sua casa terá uma boa qualidade, estando livre de odores desagradáveis e de ácaros, bactérias e fungos que causam doenças.

Para isso, porém, é importante que o aparelho escolhido seja discreto e tenha dimensões reduzidas, de forma a caber em qualquer cantinho e não atrapalhar a circulação dos moradores.

Existem alguns modelos que fogem da cor branca padrão e estão disponíveis em tons como preto, cinza, rosa e azul, que podem se adaptar melhor a determinados ambientes e não destoar da sua decoração.  

  1. Escolha um aparelho que não aqueça nem desumidifique o ar

Ao comprar um purificador de ar, é importante escolher um modelo que não provoque alterações indesejadas no ambiente, como o aquecimento ou a desumidificação.

Um aquecimento pode tornar o uso do purificador inviável no verão ou em dias de temperatura mais elevada, que são comuns em nosso país.

No caso da desumidificação, esse efeito é ainda mais prejudicial para quem sofre com alergias ou doenças respiratórias, pois as mucosas do nariz, da garganta dos olhos vão passar a perder umidade para o ambiente, ficando ainda mais sensíveis aos agentes agressores.

Além disso, certifique-se de que o aparelho não emita nenhum tipo de ruído ou odor, pois essas interferências podem atrapalhar o sono, a concentração ou mesmo anular a ação do purificador. Veja mais detalhes das diferenças entre purificador e desumidificador

Agora que você está por dentro das dicas na hora de comprar purificador de ar, a tarefa de escolher o modelo ideal para você e a sua família vai ficar muito mais fácil.

Não deixe de conferir os aparelhos da Sterilair, que atendem a todas essas recomendações.

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu