Cuidados na gravidez: 07 dicas para manter você e seu bebê saudáveis!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Saiba como a poluição pode afetar a sua gravidez e descubra formas de se proteger

Um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, divulgou um fato preocupante sobre os efeitos da poluição atmosférica no corpo humano e jogou nova luz sobre os cuidados na gravidez: componentes da poluição do ar podem atingir a placenta.

Esta é a primeira vez que um estudo científico mostra que partículas de materiais poluentes, comumente detectados em grandes cidades, chegou às células da placenta de cinco mulheres. De acordo com a pesquisa, elas atingem a placenta depois de passar pelos pulmões e cair na corrente sanguínea.

Os especialistas dizem ainda que existe uma associação entre a poluição e o baixo peso dos bebês ao nascerem. Em um outro estudo, realizado pela Universidade de São Paulo, as mulheres mais expostas à poluição tiveram mais alterações no fluxo do sangue da mãe para o bebê via placenta.

Em alguns casos, há indícios de que a exposição da mãe à poluição durante a gravidez possa interferir diretamente em diagnósticos de autismo. Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard indica que as chances de crianças afetadas pode duplicar nessas famílias.

Diante deste quadro, o que é possível fazer para que a mãe possa tentar se proteger de tudo isso? Não existem muitas saídas para ela, uma vez que não tem como interferir ativamente no funcionamento do corpo e nas trocas de substância entre mãe, a placenta e o feto.

Mas, ainda podemos nos prevenir. A prevenção maior é evitar a exposição excessiva à poluição. Separamos algumas dicas para que você consiga se proteger:

1 ) Repense os exercícios ao ar livre

Não é que estamos te dizendo para parar de se exercitar ao ar livre, inclusive é muito importante manter a rotina de exercícios (dentro do possível, claro) na gestação. Mas, se você vive em grandes centros urbanos ou próxima de fábricas, evite se expor demais ao ar livre por longos períodos.

Se você está entre esses casos, prefira se exercitar em locais onde pode controlar a qualidade do ar.

cuidados na gravidez

Leia também: Poluição em São Paulo Mata Mais de 11 Mil Pessoas Por Ano

2) Evite ficar perto de fornos a lenha

Hoje, uma das maiores causas da poluição do ar em ambientes domésticos está em residências que têm trocado os fornos tradicionais a gás por estruturas de forno a lenha.  Ainda que não seja dentro da sua casa, mas uma casa da fazenda ou até em um ambiente mais rústico, evite estar por perto.

A fumaça proveniente desse tipo de forno é extremamente tóxica e pode agravar mais ainda o seu quadro.

3) Não seja uma fumante passiva

Por mais que você não fume, estar próxima o suficiente de pessoas que estejam fumando pode te enquadrar como fumante passiva, que já foi comprovado que pode ser tão perigoso quanto quem fuma.

Se o seu parceiro ou alguém muito próximo tiver esse hábito, mantenha um diálogo saudável e estabeleça limites para que isso não aconteça perto de você.

4) Escolha produtos de limpeza e beleza livres de tóxicos

Mantenha o ar seguro para respirar dentro de casa, muita gente não sabe, mas os materiais de limpeza e alguns materiais de beleza podem conter substâncias nocivas, como o CVO (composto orgânico volátil), que quando entra em contato com o ar ambiente produz gases tóxicos.

Itens como shampoo, spray fixadores de cabelo, desodorante, perfume, desodorizadores, sprays de limpeza, detergente para roupa, desinfetantes de banheiro e mãos podem conter esse material, por isso prefira produtos alternativos e naturais nesta fase.

Procure sempre se informar sobre os produtos adquiridos, tanto nos rótulos quanto na internet. Verifique se são adequados, não-tóxicos e saudáveis.

Não deixe de ver – Faxina doméstica: Mantenha a limpeza e a qualidade do ar em ambientes grandes

5) Esteja com a manutenção do ar condicionado em dia

Cuide bem do seu aparelho de ar condicionado, não subestime o poder de contaminação do ar deste item. Substitua o filtro a cada 30 ou 60 dias e escolha um modelo que remove tudo. Se eles são usados sujos, podem espalhar o ar repleto de partículas de poluição por todo o ambiente fechado.

Imagina ficar respirando um ar poluído todos os dias na sua casa, durante as suas oito horinhas de sono? Assustador, não?

6) Tenha plantas

Esse é um dos cuidados mais simples que você pode ter em casa, e ainda pode deixá-la mais bonita: tenha plantas na sua residência, no seu trabalho. Naturalmente, elas ajudam a filtrar o ar. Pesquise bem quais tipos de plantas podem ser mais adequadas para o tipo de clima da sua região e pode começar a decorar a casa de verde.

cuidados na gravidez

7) Use um purificador de ar

Este item pode te ajudar muito a manter a qualidade do ar da sua casa. Escolha um modelo sem filtros, como o Sterilair, por exemplo. Isso evita os aspectos de contaminação e escapa a etapa da manutenção do aparelho, o que faz com que ele seja muito mais prático.

O purificador de ar funciona como um esterilizador do ar ambiente da sua casa. Muitas vezes precisamos deixar as janelas abertas para promover a circulação do ar  e isso acaba trazendo também partículas finas de poluição para dentro.

Um purificador vai promover a renovação desse ar e, se usado corretamente, todos os dias, 24h, vai manter a qualidade dele na sua casa impecável.

Continue lendo: Sterilair Funciona? Vale a Pena Comprar? Entenda Porque Você Precisa Dele!

E você, o que já fez para se prevenir da poluição e cuidar melhor do ar ambiente durante os cuidados na gravidez? Conte para a gente nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu