Você sabe como funciona um desumidificador de ambiente? Saiba tudo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Equipamento é ideal para evitar mofo, ácaros e desagastes que ocasionam problemas devido a umidade

Estamos em um período chuvoso, e isso quer dizer que, ao contrário do inverno, que é mais seco, o ar fica úmido. A umidade é ótima para nós, porém, em excesso, ela pode causar diversos tipos de problemas. Para evitá-los, aposte no desumidificador de ambiente.

Esse aparelho reduz a umidade relativa do ar, porém mantendo-a entre 40 e 60%, um nível considerado adequado para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O próprio equipamento capta a quantidade de umidade presente, e, com uma ventoinha, vai sugando o ar para seu interior. Lá, ele encontra uma superfície resfriada, que transforma o ar em gotículas de água que vão se acumulando em um reservatório.

O ar sem umidade e resfriado passa por uma espiral que o aquece até a temperatura ambiente e então o desumidificador de ambiente o devolve por uma saída de ar.

O resultado final será sentido no seu bem-estar, já que o excesso de umidade, seja nos períodos chuvosos ou em cidades litorâneas, pode comprometer o sistema respiratório, estruturas da sua casa e objetos.

Saiba tudo sobre o desumificador de ambiente

Os perigos da umidade

O principal perigo do excesso de umidade é o surgimento do mofo. Esse aglomerado de fungos pode aparecer em alimentos, nas paredes, em livros, em roupas e na poeira da sua casa. Eles adoram locais onde a umidade relativa do ar é superior a 65%, além de pouco ventilados, escuros e quentes.

Os fungos liberam esporos que ficam em suspensão no ar e podem afetar a saúde do seu sistema respiratório. Eles desencadeiam ou agravam casos de asma, rinite e sinusite, por exemplo, e ainda podem transmitir bactérias que causam uma série de infecções. Inclusive, veja quais são os principais sintomas da sinusite.

O mofo pode aparecer também na estrutura da sua residência. Paredes, móveis, tubulações, banheiros e outros locais que concentram umidade são alvos para o surgimento do mofo, que faz mal para a saúde e deixa a estrutura instável, correndo o risco de acontecer um acidente. Caso você tenha alergia a mofo, saiba como se livrar!

Além disso, alguns itens são suscetíveis ao mofo. Livros, vinis, roupas, quadros e outros objetos podem mofar. Nem sempre eles podem ser integralmente recuperados e, no caso de coleções, eles acabam perdendo o valor.

O ácaro, uma das principais causas de alergias respiratórias, também está associado a umidade. Na verdade, onde há mofo, as chances de haver ácaro são altas. Eles se alimentam de restos de pele humana, presente em abundância na poeira, nos colchões e peças de roupas.

A umidade excessiva do ar, ainda, pode levar a corrosão e oxidação de alguns materiais. Isso é muito comum de acontecer em casas próximas ao mar ou a matas.

O metal é um dos que mais se deteriora. Eletrodomésticos, pisos de madeira, portões, pintura nas paredes e móveis de madeira também podem ter a sua vida útil reduzida de você não usar o desumidificador.  

Não deixe de conferir sobre purificador de ar, eles vão te surpreender!

Dicas de uso

Para fazer um bom uso do desumidificador de ambiente, é importante ficar atento a algumas recomendações:

– Escolha um aparelho que desligue automaticamente quando o reservatório está cheio d’água para evitar acidentes elétricos.

– Leve em consideração o tamanho do ambiente que você que desumidificar. Quanto maior o ambiente, maior precisa ser o aparelho, que serve tanto para pequenos cômodos quanto para residências inteiras.

– Nos primeiros dias de funcionamento, use o desumidificador em sua potência total para remover completamente a umidade de móveis e paredes.

– Durante o uso, feche portas e janelas. Isso vai tornar o trabalho do aparelho muito mais eficiente, pois ele vai regular a temperatura corretamente.

– Faça a limpeza periódica do produto, conforme instruções do fabricante. O reservatório de água deve ser limpo com água sanitária e os filtros com o auxílio de um aspirador de pó.

Agora que você sabe como funciona, que tal buscar o seu? Até mais!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu