Doenças causadas por bactérias: Você sabe se prevenir?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Invisíveis a olho nu, elas desafiam as prevenções e os cuidados com a saúde

Como se proteger de algo que não conseguimos ver, mas pode estar em qualquer lugar? As doenças causadas por bactérias podem ser infecciosas e atacar tanto o corpo quanto o sistema imunológico. Minúsculas, as bactérias podem se proliferar e espalhar doenças numa velocidade impressionante.

As infecções que podem ser causadas pelas bactérias apresentam vários sintomas, entre eles podem constar febre alta, diarreia, vômitos, calafrios, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, entre outros. Eles podem variar muito de acordo com cada bactéria.

As doenças causadas por bactérias são tratadas com antibióticos, medicamento que controla o número desses organismos. Mas, há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando a população para os perigos do uso indiscriminado do medicamento.

Usar antibióticos sem o controle de um médico torna as bactérias resistentes, ou seja, mais difíceis de serem tratadas. De acordo com a OMS, esse novo grupo resistente são chamados de superbactérias e já afetam o tratamento efetivo de doenças como tuberculose, pneumonia e infecções do trato urinário.

Exemplos de usos indevidos do medicamento incluem aqueles momentos em que você pode tomar um antibiótico por conta própria para tratar infecções virais, como resfriados e gripes.

Confira a seguir cinco tipos de doenças causadas por bactérias, suas transmissões, causas, sintomas, prevenção e tratamento:

1.Tuberculose

A tuberculose é uma das mais famosas doenças causada por bactérias. A bactéria responsável pela sua causa é a chamada Bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis).

  • Transmissão: Contato com pessoas doentes que se encontram em ambientes fechados.
  • Sintomas: Fadiga, febre, tosse, emagrecimento, falta de apetite, sudorese, rouquidão e expectoração com sangue, nos casos mais graves.
  • Tratamento: Administração de medicamentos.
  • Prevenção: Vacinação infantil, alimentação adequada, cuidados de higiene rigorosos no contato com pessoas doentes.

doenças causadas por bactérias

2.Coqueluche

A coqueluche é uma doença respiratória infectocontagiosa de trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis. Especialmente perigosa para bebês, já que eles são mais suscetíveis a complicações como pneumonia, convulsões e danos cerebrais.

  • Transmissão: Espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.
  • Sintomas: Febre, espirro, mal-estar, tosse seca prolongada e falta de ar.
  • Tratamento: Administração de analgésicos e anti-inflamatórios aos doentes, que devem ficar isolados. Além disso, o infectado deve beber muito líquido.
  • Prevenção: Vacinação infantil.

Veja também – Como tirar umidade de ambientes fechados.

3.Meningite Meningocócica 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos, pode levar à morte se não for diagnosticada a tempo.

Os 3 tipos de meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias: meningococos, pneumococos e Haemophylus.

  • Transmissão: Espirro, saliva e tosse.
  • Sintomas: Dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas.
  • Tratamento: Administração de antibiótico o mais rápido possível.
  • Prevenção: Vacinação e evitar contato com doentes.

Não deixe de ver – Faxina doméstica: Mantenha a limpeza e a qualidade do ar em ambientes grandes.

4.Pneumonia

Pneumonia é uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas. A forma mais comum ocorre pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

  • Transmissão: Espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.
  • Sintomas: Dor no corpo, falta de ar persistente, febre alta, tosse, fraqueza e cansaço.
  • Tratamento: Administração de antibiótico e internamento, dependendo da evolução.
  • Prevenção: Evitar o excesso de exposição ao ar-condicionado e tratar bem os resfriados para que não evoluam para um quadro mais grave.

5.Hanseníase

Antigamente conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen.

  • Transmissão: Espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.
  • Sintomas: Manchas na pele com temperatura diferente do restante do corpo. Caroços nos cotovelos, nas mãos e nas orelhas. Inchaço nas mãos e pés. Perda de força muscular e dor nas articulações.
  • Tratamento: Administração de antibiótico, de 6 meses a 1 ano, dependendo do tipo de hanseníase.
  • Prevenção: Consultar um médico assim que tiver contato com um doente.

Leia mais – Ácaro: Como prevenir a proliferação dentro da sua casa!

doenças causadas por bactérias

Purificador de ar: um aliado contra o inimigo invisível

Como você já viu, a maioria das doenças causadas por bactérias são tratadas com antibióticos, e como muitas delas estão se tornando uma ameaça global, resistentes aos remédios descobertos ao longo dos anos, o cuidado contra elas deve ser redobrado.

Ou seja, é muito mais importante vencer o inimigo enquanto ele ainda não é uma ameaça. Mas, como se proteger contra algo que não conseguimos ver a olho nu? Simples, na maioria dos casos, prestando mais atenção na qualidade do ar que respiramos na nossa casa.

A diferença que um purificador de ar pode fazer no combate a doenças respiratórias e até na neutralização de poluição, bactérias, fungos e ácaros do nosso dia a dia é significativa. Com modelos mais completos como o Sterilair, ainda é possível evitar gasto de energia excessivo e manutenção.

Como um purificador de ar funciona? No caso do Sterilair, ele é um aparelho elétrico e vai esterilizar o ar, realizando a eliminação de micro-organismos que são responsáveis por alergias e doenças respiratórias.

Você já sofreu alguma doença causada por bactérias? Como você faz para se prevenir? Conte para a gente nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu