6 doenças causadas por vírus: conheça os sintomas, tratamentos e saiba como se prevenir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

As doenças causadas por vírus podem trazer diversos sintomas e problemas e estão entre as principais causas de buscas ao sistema de saúde, tanto privado, quanto particular. Em algumas situações, essas doenças não possuem cura ou até mesmo um tratamento específico para eliminar o vírus do organismo, fazendo com que seja necessário tratar apenas os sintomas. 

Saiba mais sobre as doenças causadas por vírus e descubra como se prevenir!

Entenda como funciona o processo de transmissão de vírus

A etimologia da palavra “vírus” mostra que o termo vem do correspondente a “veneno”, no latim. Ou seja, esse pequeno organismo pode trazer diversos problemas aos seres humanos e a outros animais.

A transmissão de doenças virais pode se dar por diferentes meios. Algumas são passadas pelo contato físico, através da saliva, pelo contato sexual sem uso de preservativos, ou até mesmo pelo ar. Algumas doenças causadas por vírus têm uma alta capacidade de se propagar entre as pessoas, o que pode dificultar ainda mais a prevenção.

Uma vez que o vírus invade o corpo de um indivíduo, ele busca se aderir às células para que possa se multiplicar. A multiplicação dos vírus corresponde ao processo infeccioso viral, causando um desequilíbrio entre as defesas do organismo.

Veja mais abaixo.

Um vírus é um minúsculo organismo infeccioso (muito menor do que um fungo ou uma bactéria) que necessita de uma célula viva para se reproduzir. O vírus adere a uma célula, geralmente de um tipo específico, e, uma vez dentro dela, liberta o seu DNA ou RNA (que contém a informação necessária para criar novas partículas de vírus) e assume o controle.

Transmissão de doenças virais

Um vírus costuma ser ainda menor do que um fungo ou uma bactéria e precisa de uma célula viva para se reproduzir. Para isso, ele necessita aderir a uma célula, e, ao conseguir entrar nela, libera o material genético para criar novas partículas de vírus, aumentando ainda mais seu controle do organismo do hospedeiro.

Há diversas formas de transmissão. Algumas das doenças causadas por vírus precisam de um contato, mesmo que seja de gotículas de saliva, para acontecer. Em outros casos, o contato pode ser com uma superfície que esteja infectada, que leva o vírus para a mão de alguém, podendo entrar no organismo do indivíduo ao ter contato com alguma mucosa (como a boca ou o nariz, por exemplo).

Em outros casos, o vírus pode permanecer no ar. Por isso, é essencial que os ambientes sejam bem ventilados para a prevenção de certas doenças.

Há também outras doenças virais, como a dengue, que são transmitidas por outros animais. Neste caso, o mosquito Aedes aegypti é o principal vetor: o mosquito contaminado pelo vírus passa para o hospedeiro ao picá-lo.

Sintomas mais comuns das doenças causadas por vírus

Doenças causadas por vírus podem gerar vários sintomas. Alguns dos sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, coriza (nariz entupido), tosse seca ou com secreção, espirro, dores no corpo, fadiga, entre outros.

Em alguns casos, as doenças podem ser diagnosticadas a partir de uma análise dos sintomas que o paciente apresenta. Já em outras situações será necessário fazer o diagnóstico, a partir de exames laboratoriais, como o exame de sangue.

Quais são os tratamentos?

De acordo com a doença, a equipe médica pode indicar diferentes tipos de tratamentos. Na maior parte das vezes, o tratamento é feito com medicamentos para controlar os sintomas, enquanto o próprio organismo consegue acionar o sistema imunológico para se curar da ameaça invasora.

Porém, em alguns casos, como acontece com o HIV, o vírus pode não ser reconhecido como uma ameaça, tornando a ação do sistema imunológico ineficiente. Nessa situação, o indicado é o uso de medicamentos retrovirais, que ajudam a “desativar” o vírus, impedindo os sintomas da AIDS e evitando que a pessoa infectada seja uma transmissora.

Como se prevenir de doenças por vírus?

A prevenção deve estar bem alinhada ao método que o vírus é transmitido. Em muitos casos, uma única forma de evitar a infecção por vírus já pode proteger o indivíduo de outras doenças, como é o caso de lavar bem as mãos ou usar um purificador de ar, no caso das doenças causadas pelo ar.

A limpeza do ambiente é outro fator importante de prevenção, que pode evitar a alergia a ácaros e o contato com superfícies contaminadas.

Quais são as principais doenças causadas por vírus?

Conheça algumas das principais doenças causadas por vírus e seus tratamentos e métodos de prevenção.

HIV

O não tratamento adequado de pessoas infectadas pelo HIV pode resultar na AIDS, a Síndrome da Imunidade Deficiente Adquirida. A transmissão acontece através do sangue e das relações sexuais desprotegidas. O tratamento é feito à base de coquetéis antirretrovirais.

Ebola

Outra doença de alta mortalidade, por causar hemorragias internas, pode ser transmitida a partir da troca de fluidos corporais. O tratamento é feito à base de cuidados paliativos.

Hepatite C

A hepatite C é uma infecção que atinge o fígado, causando uma inflamação no órgão. Pode ser transmitida a partir do contato com o sangue de alguém infectado. O tratamento é feito com medicamentos antivirais.

Gripe

A gripe é uma das doenças mais comuns causadas por vírus. No geral, ela dura de uma a duas semanas, mas pode se agravar e levar a casos de pneumonia. O tratamento também é paliativo.

Resfriado

Em geral confundido com a gripe, o resfriado também é causado por vírus e tem seu tratamento à base de cuidados paliativos, diminuindo os desconfortos dos sintomas.

Coronavírus

A Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é uma doença viral transmitida pelos fluidos do corpo, incluindo a saliva. A principal porta de entrada deste vírus é pela boca e pelas narinas. Na maior parte das pessoas, o sintoma é parecido com uma gripe ou resfriado, mas pode se desenvolver para quadros clínicos mais severos.

Principais características dos vírus

Os vírus necessitam de uma célula viva para continuar seu ciclo de reprodução. Quando eles conseguem se alojar no interior das células, modificam o DNA, fazendo com que as células passem a trabalhar na reprodução desses hospedeiros. Assim, surgem os quadros infecciosos, podendo incluir febre, dores, entre outros desconfortos.

Ao serem reconhecidos pelo sistema imunológico como invasores, eles começam a ser atacados pelas células do próprio sistema, impedindo que eles voltem a se reproduzir.

Como o Sterilair pode te ajudar?

Para se prevenir contra as infecções virais, você pode usar um purificador de ar. Afinal, no caso das doenças em que a transmissão acontece pelo ar, esse tecnológico aparelho diminuirá as chances de infecção ao criar condições adversas para que o vírus se propague nos ambientes, através do ar. Veja aqui como o purificador pode mudar a sua qualidade de vida.

O Sterilair ajuda a esterilizar o ar, eliminando microrganismos que podem ficar suspensos no ambiente e que são causadores de diversos problemas de saúde – inclusive, as doenças virais. Além disso, ele aumenta a qualidade do ar, eliminando as impurezas que causam alergias e outras condições de risco que pioram o quadro das infecções virais.

Adquira o seu Sterilair para cuidar ainda mais da sua saúde nos ambientes internos!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *