Faxina doméstica: Mantenha a limpeza e a qualidade do ar em ambientes grandes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Mesmo dentro de casa, o ar que você e sua família respiram pode estar repleto de compostos químicos e microrganismos nocivos à saúde. Entenda como evitar isso.

É difícil de acreditar, mas é verdade: apesar de julgar sua faxina doméstica excelente, o ar que circula dentro da sua casa pode ser mais prejudicial do que o de ambientes externos. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), ele pode estar até 5 vezes mais poluído.

Ainda de acordo a instituição, isso acontece porque estamos sempre expostos a compostos químicos e tóxicos facilmente encontrados no nosso dia a dia, como mofo, bactérias, vírus, pelos de animais e sujeiras que trazemos da rua.

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que vivemos, em média, de 80 a 90% do nosso tempo dentro de ambientes fechados (casa, trabalho, escola). E é por isso que a qualidade desse ar é tão importante para a nossa saúde.

Muita coisa pode ser feita para manter a qualidade desse ar e algumas dicas preciosas para serem adotadas na faxina doméstica podem te ajudar nisso.  Confira as informações a seguir:

1 – Prefira produtos de limpeza sem COV

Apesar de limpar bem a nossa casa durante uma faxina doméstica nos trazer uma sensação de segurança, muitas vezes esse sentimento pode ser uma ilusão. Perfumadores de ambientes, alguns sabões e amaciantes de roupas podem possuir uma grande quantidade de ingredientes tóxicos.

No início deste ano, a divulgação de um estudo da Agência Americana de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) revelou dados assustadores sobre o real impacto da emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) que hoje já poluem tanto quanto veículos.

Na hora de escolher o seu produto de limpeza, fique sempre com aqueles livres desses compostos, ou aposte em receitas naturais de limpeza para a sua casa.

faxina doméstica dicas

2 – Limpe o filtro do ar-condicionado de 3 a 6 meses por ano

Pode parecer óbvio, mas muita gente posterga essa parte na faxina doméstica. Em ambientes fechados, o ar-condicionado por ser um vilão já que ele pode espalhar ainda mais impurezas no ambiente se não estiver limpo.

A frequência de limpeza deve ser mais curta se alguém da sua família tiver algum tipo de alergia respiratória. Nesse caso, o período de 3 meses é o mais recomendado, principalmente se existem também animais de estimação na residência.

Saiba mais – Sintomas de Alergia: como prevenir?

3 – Prefira espanadores de microfibra ou aspiradores na hora de retirar o pó

Ventiladores de teto, móveis estofados e mesinhas de cabeceira podem acumular muitas impurezas. A depender da superfície, use espanadores de microfibra no lugar de panos comuns para fazer a sua faxina doméstica, eles “pegam” a poeira ao invés de espalhar, assim como os aspiradores de pó.

No caso de mesas de cabeceira, o ideal é que sejam limpas todos os dias. Parece muito, mas não é. elas acabam ficam mais próximas do nosso rosto durante a maior parte da noite e deixá-la acumular poeira pode significar mais impureza sendo inalada enquanto você está mais vulnerável.

Em casos de sofás estofados ou até poltronas, é importante que tenha ao menos uma limpeza mais profunda feita por um profissional ao ano.

Confira mais – Qualidade do ar interior: que poluição encontramos em lugares fechados?

4 – Os travesseiros devem ser lavados regularmente, assim como as roupas de cama

O ideal é que as roupas de cama sejam trocadas por outras limpas semanalmente, essa transmuta por outras peças ajudam muito a melhorar a qualidade do ar porque a cama é um ambiente muito propício para o acúmulo de ácaros.

Os travesseiros também e não devem ser esquecidos na lavagem, não adianta apenas trocar a fronha por uma limpa se ele está repleto de contaminação. Coloque-os em pé na máquina de lavar e realize a limpeza como uma peça de vestuário normal, depois utilize o artifício de uma secadora ou deixe-os em locais arejados para secarem naturalmente.

faxina doméstica cama e travesseiros

5 – Use purificadores de ar

A qualidade comprometida do ar interno pode causar bronquite, rinite, sinusite e asma, entre outras doenças respiratórias, além de doenças pulmonares. Usar purificadores de ar ajudam consideravelmente a mudar esse quadro.

Um purificador como o modelo da Sterilair pode ser um auxílio de peso da sua faxina doméstica, já que ele tem eficácia comprovada na esterilização do ar e consequente eliminação de microrganismos (fungos, mofos e ácaros, além de bactérias e vírus aéreos), que são responsáveis por doenças.

Fácil de utilizar, os modelos podem virar um item de decoração em qualquer ambiente de casa, uma vez que podem ficar ligados 24h graças ao baixo consumo de energia e sequer precisam de manutenção.

Confira mais informações –  01 solução para 09 problemas: o purificador de ar vai mudar a sua saúde.

Você tem alguma dica preciosa de faxina doméstica para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados? Quais cuidados você costuma tomar? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *