Limpeza de tapetes, travesseiros e móveis: Como evitar as alergias?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Você sabe a melhor maneira de limpar esses itens na sua casa? Saiba como!

Quando falamos sobre a relação entre alergia e limpeza doméstica, existem itens mais citados como roupas de cama, mas existem partes da sua casa que precisam ter um atenção especial. A esquecida limpeza de tapetes, travesseiros e até móveis pode agravar e muito a sua saúde.

Geralmente, eles não são limpos com tanta frequência quanto outros locais da casa, mas podem ajudar a espalhar poeira e até virar ambientes propícios para o desenvolvimento de ácaros, um dos grandes vilões das alergias.

Separamos algumas dicas para te ajudar a manter a sua casa sempre limpa, longe da poeira e de outros agentes que podem desencadear alergias.  Confira:

1 – Nada de vassouras e espanadores

Essa é a dica número um para fazer a limpeza de locais empoeirados para alérgicos. Pense com a gente, uma vassoura e um espanador só vão espalhar essa poeira, eles são péssimos para a limpeza doméstica.

Troque a vassoura e o espanador por aspiradores de pó ou um pano úmido, no caso dos móveis, por exemplo. Dessa forma você consegue conter a poeira pontualmente, sem espalhar as partículas por toda a casa.

No caso de tapetes, cortinas e até estofados, existem métodos de limpeza a vapor que podem ser feitos regularmente. O ideal é que uma limpeza pesada e profunda seja feita nestes itens a cada 6 meses, pelo menos.

Mas, para manter a limpeza semanal, você pode adquirir vaporizadores de pequeno porte que prometem esterilizar essas áreas.

Leia mais: Alergias Em Crianças: Você Sabe Quais São As Mais Comuns?

2 – Lave travesseiros, não só a roupa de cama

Mesmo sem parecer, este item acumula poeira, suor e sujeira e precisa ser higienizado pelo menos a cada seis meses quando estamos falando de pessoas sem alergias. Se você ou alguém da sua família é alérgico, reduza esse tempo em 3 meses, no máximo.

limpeza de tapetes travesseiros e móveis

Nós sempre trocamos a roupa de cama toda semana (pelo menos isto é o aconselhável), mas esquecemos de dar uma geral nos travesseiros. É importante lembrar que, por ser um local propício para o desenvolvimento de ácaros, eles têm vida útil: até 2 anos.

Retire a roupa de cama e as capas impermeáveis (se tiver) e coloque os travesseiros em pé, na máquina de lavar, com os produtos do seu uso normal. E pronto!  É só colocar para secar e começar a usar a peça limpinha.

3 –   Escolha os produtos de limpeza certos

Você sabia que o material de limpeza que você usa em casa pode desencadear sua alergia? Isso mesmo, produtos com cheiro muito forte costumam ter materiais que podem liberar gases tóxicos uma vez que entram em contato com o ar ambiente.

Já é comprovado pela ciência, por exemplo, que a poluição do ar ambiente proveniente desses ativos usados em produtos de limpeza e até em alguns produtos de beleza, está ficando igual ou até mais poluente do que o escapamento de ônibus e carros. Assustador, não?   

Nesses casos, prefira sempre produtos mais naturais, detergentes biodegradáveis a base de álcool. Você também pode substituir amaciantes de roupas por sabão de coco, que pode ser líquido, em pó ou em barra, em casos de alergias mais severas.

Não deixe de ver – Tratamento Para Alergia A Mofo: Como Ele Influencia A Sua Saúde?

4 – Dê atenção ao seu criado-mudo

Passe um pano úmido no móvel mais próximo da sua cama mais de uma vez por semana. Lembre-se de que o seu rosto (consequentemente, a sua respiração) fica próximo a móveis que podem passar o dia reunindo poeira.

Se você deixa para limpar o local apenas uma vez por semana, pode estar aspirando partículas de poeira, quando poderia estar evitando isso o máximo possível. Mesmo que você deixe para fazer a faxina geral da casa uma vez por semana, dê essa atenção especial aos móveis perto de você.

Você não vai querer ficar respirando poeira durante uma noite inteira de sono, não é? Esse é o momento em que estamos mais vulneráveis, garanta um sono tranquilo e sem essa exposição.  

limpeza de tapetes travesseiros e móveis

5 – Purificador de ar

Por mais que você não use mais vassouras (lembra que dissemos antes que elas são vilãs e ajudam a espalhar poeira?), uma hora você vai abrir as janelas de casa para que o ar circule. Não adianta, existem alguns prós e contras na hora de se preocupar com a qualidade do ar ambiente em casa.

É importante ter a casa arejada, inclusive é uma das grandes dicas para os alérgicos. Mas, assim que você abre suas janelas, abre também uma fresta para a poluição que vem da rua. Calma, isso pode ser resolvido de um jeito muito fácil, com um purificador de ar da sua preferência.

O ideal é que seja um aparelho completo, como o Sterilair. Com baixo gasto de energia, ele pode ficar ligado 24h por dia, não acompanha filtros, ou seja, não exige manutenção e ainda esteriliza o ar da sua casa. Seu ar vai estar livre de poeira, ácaros, fungos, entre outros microrganismos.

E você, o que faz com a limpeza de tapete, cortina, estofados e móveis da sua casa? Gostou das nossas dicas? Comente!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu