Limpeza doméstica: Confira 09 dicas para os alérgicos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Fazer a limpeza da forma correta e utilizar um purificador de ar para eliminar os principais causadores das alergias são cuidados essenciais para evitar crises de asma e rinite

O principal agente causador das alergias respiratórias são os ácaros, criaturas minúsculas que vivem na poeira doméstica, uma mistura de células mortas da pele de humanos e animais, fezes e fragmentos de insetos, bolor, partículas de poluição, entre outros.

Para uma limpeza doméstica de uma pessoa alérgica,  alguns cuidados devem ser seguidos para eliminar essa poeira e dificultar o desenvolvimento dos ácaros, o que ajuda a prevenir as crises de rinite e asma alérgicas e outras doenças. Confira nossas dicas:

  1. O aspirador de pó e o pano úmido são seus amigos

Na hora de limpar o chão e a superfície dos móveis, dê preferência ao aspirador e ao pano úmido, deixando de lado o espanador e a vassoura – que apenas espalham o pó em vez de recolhê-lo.

Revestimentos lisos, como cerâmicas e porcelanatos, são mais indicados para casas com pessoas alérgicas, pois são mais fáceis de limpar. Da mesma forma, recomenda-se manter poucos objetos de decoração sobre os móveis, evitando o acúmulo de pó.

Veja mais: Confira mais dicas sobre o uso do aspirador de pó!

  1. De preferência, substitua carpete e tapetes

Uma vez por semana, o carpete deve ser limpo com aspirador de pó e higienizado com água e vinagre branco. Porém, mesmo assim ele vai acumular poeira doméstica, por isso o ideal é substituí-lo por piso liso.

limpeza doméstica tapete

Os tapetes, por sua vez, devem ser lavados e colocados para secar ao sol. Procure trocar tapetes comuns por versões anti alérgicas, que são mais fáceis de limpar.

  1. Dedique atenção especial à cama

O objeto que mais acumula ácaros na casa é o colchão, por isso ele deve ser exposto ao sol uma vez por semana e virado a cada 15 dias. Ele deve ser trocado a cada sete anos e envolvido em uma capa anti alérgica com zíper.

Os travesseiros devem ser trocados a cada 2 ou 3 anos e também devem receber a capa antialérgica e ser expostos ao sol. Eles devem ser lavados somente a seco para não acumular umidade em seu interior. Evite os modelos de penas, que favorecem os ácaros.

A roupa de cama deve ser trocada e lavada semanalmente, enquanto os cobertores (de preferência edredons antialérgicos) devem ser lavados a cada 15 dias e colocados no sol.

  1. Mantenha armários e guarda-roupas limpos e arejados

Guarda-roupas entulhados e armários repletos de objetos impedem a circulação do ar, facilitando o acúmulo de poeira doméstica e o surgimento do mofo, que desencadeiam crises alérgicas.

Por isso, mantenha apenas as peças que você realmente usa, coloque as roupas de inverno em sacos para guardar em outro local e higienize armários e guarda-roupas semanalmente.

  1. Evite o acúmulo de objetos

Qualquer acúmulo de objetos tende a despertar crises alérgicas, pois eles são excelentes para juntar pó. Dessa forma, jogue fora revistas e jornais velhos, mantenha poucos itens de decoração na casa e limpe depósitos e despensas com frequência.

Essa dica é ainda mais importante no quarto da pessoa alérgica. No caso das crianças, providencie baús para guardar os brinquedos. Bichos de pelúcia que ficam expostos devem ser lavados a cada 15 dias e colocados para secar ao sol.

  1. Tenha um convívio saudável com os animais de estimação

Pessoas alérgicas ao pêlo ou às penas dos animais não precisam necessariamente se livrar de seus bichinhos, mas é necessário tomar cuidados extras, como impedir que eles entrem no quarto, subam nos sofás ou acessem o interior do guarda-roupas.

As áreas onde o animal dorme e faz suas necessidades devem ser higienizadas todos os dias, principalmente a caixa de areia dos gatos. O banho e a escovação dos pelos devem ser feitos fora de casa para evitar espalhar fragmentos pelo ar.

Veja aqui: Como os ácaros surgem? Do que eles se alimentam? Entenda porque sua casa pode estar abrigando esses aracnídeos!

  1. Mantenha os ambientes bem ventilados e livres da umidade excessiva

A circulação do ar evita o acúmulo de poeira doméstica e a umidade, que facilitam o surgimento dos ácaros e do mofo. Além disso, a luz do sol combate esses organismos, de forma que as janelas devem ser abertas todos os dias, especialmente na hora da limpeza doméstica.

Ambientes como banheiros e cozinhas devem ser inspecionados para verificar a presença de umidade e bolor e higienizados com água sanitária ou vinagre branco. Infiltrações devem ser consertadas o mais breve possível, pois alguns ácaros se alimentam do bolor.

  1. Não se esqueça do ar-condicionado

Aparelhos de ar-condicionado devem ser higienizados conforme o manual do fabricante, o que pode incluir a limpeza ou a troca do filtro periodicamente. Quando essas instruções não são seguidas, eles tendem a acumular poeira, microrganismos e ácaros.

Além disso, faça um uso moderado do ar-condicionado, pois eles tendem a deixar o ar muito seco, favorecendo as crises alérgicas por desidratar as mucosas das vias respiratórias.

Você também pode gostar de: Quarto com ar condicionado faz mal?

  1. Utilize um purificador de ar

Uma excelente forma de manter o ar da sua casa livre dos alérgenos é utilizar um purificador capaz de eliminar fungos, ácaros, micro organismos e poluentes. Alguns aparelhos conseguem também remover o “cheiro de fechado” e o odor do cigarro e dos animais de estimação.

Assim como o ar-condicionado, esses equipamentos devem ter seu filtro higienizado ou trocado com frequência, do contrário eles perderão sua função. Melhor do que isso, porém, é optar por um modelo que não utilize filtro, como o purificador de ar Sterilair.

purificador de ar sterilair

Outra vantagem desse aparelho é que ele atinge altas temperaturas em seu interior, sendo capaz de destruir até mesmo os esporos (formas de resistência) de fungos e bactérias.

Por ter um baixo consumo de energia, ele pode ficar ligado 24 horas por dia, o que faz dele uma “mão na roda” para manter a limpeza doméstica ao eliminar partículas causadoras de alergias e ajudar a manter o mofo longo de livros, CDs, DVDs, peças de couro etc.

Associar as dicas de limpeza com o uso do purificador Sterilair é a forma mais segura de garantir a qualidade do ar da sua casa, mantendo as crises de espirro, coriza e coceira longe de você e da sua família.

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + três =