Limpeza doméstica: quais lugares da sua casa acumulam mais sujeira?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Sabe aquele lugar que você nem imagina? Então, pode estar contaminado!


Talvez você não esteja preparado para esta revelação, mas a sua casa, que você acha que está limpa… bem, ela está suja! Suja nos lugares mais inesperados, que você acaba não fazendo sua limpeza doméstica porque, talvez, não saiba que pode conter fungos, bactérias e afins.

Diariamente, os ambientes internos em que moramos são contaminados com a poluição que vem da rua e com o desenvolvimentos de bactérias, fungos, ácaros, vírus e muito mais. Separamos alguns dos lugares mais sujos e te contamos como higienizá-los.

1 – Torneira do banheiro

Quem diria que logo o local que você deixa as suas mãos limpas é justamente um dos top mais sujos da sua casa? Se você costuma ignorar a limpeza das torneiras durante a sua faxina doméstica, pare já com isso e comece a higienizar o local.

Pense que não são só as suas mãos que são limpas por lá…você escova os dentes, limpa a sua boca com a água que sai de lá. Então, com certa frequência, remova a boca da torneira e a deixe no vinagre por alguns minutos.

Aproveite para escovar com vontade todas as partes dela, deixando-a bem limpinha. E só depois desse ritual, coloque-a de volta no mesmo lugar. Dessa vez sem perigo de nenhuma contaminação direta.

limpeza doméstica

Leia mais: Qualidade do ar interior: que poluição encontramos em lugares fechados?

2 – Esponja de lavar louça

Você é daqueles que usa a esponja até ela começar a se desintegrar? Pare já com isso, por estar sempre úmida e em contato direto com restos de alimentos, a esponja é o local preferido das bactérias.

Faça a sua parte desinfetando-a frequentemente com cloro e troque-a periodicamente também, cerca de 2 semanas a 1 mês. Do contrário, sua louca só vai receber uma leva de micróbios no lugar de serem limpas.

3 – Controle Remoto

Eventualmente, você vai pegar no seu controle remoto com as mãos sujas. Não só uma, mas várias vezes ao dia. Tipos diferentes de contaminações acontecem ali, por isso não deixe essa ferramenta do entretenimento inofensiva de fora da sua faxina doméstica.

O ideal é que você dê um jeito de desinfetá-lo diariamente, com um pano com álcool. Dica: para chegar até as teclas do controle e até um pouco abaixo delas, use um cotonete embebido da mesma substância.

4 – Tábua de cortar carne

Você limpa direito a sua tábua, ou confessa que passa uma água e a abandona no escorredor, mal lavada, juntando sujeira em suas ranhuras? Se a resposta for a 2, muita atenção, porque a tábua de cortar carne é uma das grandes vilãs da cozinha.

Para se ter uma ideia, se não for lavada corretamente, por ter tantos germes quanto uma privada. Isto mesmo! Bactérias como a Salmonella enteritidis, por exemplo, podem contaminar outros preparos seus na cozinha se preparados no mesmo lugar, ou seja, na bendita tábua.

Não deixe de ver – Plantas para dentro de casa que ajudam a melhorar a qualidade do ar!

5 – Dentro da Geladeira

Sabe aquela sobrinha de refeições que você deixa na geladeira, esquece de jogar e acabam apodrecendo? Essa mistura de coisas frescas com coisas estragadas num ambiente manipulado por várias pessoas diariamente torna a sua geladeira uma das coisas mais sujas da sua casa.

Não esqueça de lavá-la semanalmente, remover as prateleiras e limpar com água e algum detergente neutro.

6 – Toalhas

Abandone agora o hábito de deixar sua toalha úmida secando no box do banheiro. Elas acumulam resíduos de pele morta e, ainda, sujeira de quem não se lavou direito durante o banho. Justamente por isso, pode acumular fungos que, por sua vez, podem causar micoses e outras doenças.

limpeza doméstica

7 – Travesseiros e colchões

Ok, essa todo mundo sabe, vai: travesseiros e colchões são verdadeiros reinos dos ácaros. Por conta das condições favoráveis, como restos de pele depositados nos dois e que viram alimento para ácaros, eles podem se multiplicar tão rápido que, se você não trocar os dois com certa frequência, grande parte deles pode ser só…ácaros.

Nós passamos grande parte da nossa noite deitados, e por mais que você tome aquele banho antes de dormir, sua e ainda convive com a poeira do ambiente embaixo da cama. Use capas protetoras nos colchões e lave a cada 3 meses seus travesseiros na máquina. Nada de só trocar roupa de cama.

Um purificador para ajudar na limpeza doméstica

Se você não está acostumado com purificador de ar, saiba que eles podem ser grandes aliados na sua limpeza doméstica. Por mais que você se esforce para deixar a casa sempre limpa, existem sempre microrganismos praticamente invisíveis aos olhos.

Se você encontrar um modelo completo como o Sterilair, vai ter um ambiente esterilizado de fungos, bactérias e demais microrganismos, que quando estão acumulados na nossa casa acabam funcionando como desencadeadores de alergias.

E você, ficou surpreso com alguma revelação dos locais mais sujos? O que você costuma fazer de diferente na limpeza doméstica da sua casa? Conta para a gente nos comentários!

Leia ainda: 1 Solução para 9 problemas: o purificador de ar vai mudar a sua saúde

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu