China Constrói O Maior Purificador De Ar Do Mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O país enfrenta um sério problema de poluição atmosférica e pretende resolvê-lo com um aparelho igual ao que você tem na sua casa

A China está associada à tecnologia de ponta e também ao seu grave problema de poluição do ar. Ao unir essas duas pontas, o país foi capaz de criar o maior purificador de ar do mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade máxima de poluentes no ar seja de 25 microgramas por metro cúbico. Na China, quase meio milhão de habitantes vivem em regiões com qualidade do ar até seis vezes pior do que isso.

Após sucessivos episódios que ficaram conhecidos como “arpocalipse” – quando cidades foram tomadas por uma neblina de poluição, forçando as pessoas a saírem de casa usando máscara e levando ao fechamento de escolas, bancos, aeroportos, comércios e fábricas –, em 2014 o país iniciou um intenso combate à poluição atmosférica.

Entre as medidas adotadas oficialmente, estão o rodízio de veículos, a redução do uso de carvão como principal combustível do país e o constante monitoramento dos níveis de poluição no ar.

Um purificador de ar experimental, de mais de 100 metros de altura, também foi construído no país com esse objetivo e, até o momento, tem ajudado na melhoria da qualidade do ar.

Resultados satisfatórios

A torre purificadora, construída em Xian, no norte da China, atualmente está sendo testada por pesquisadores do Institute of Earth Environament da Academia Chinesa de Ciências.

Desde que a construção foi concluída no ano passado, a torre já conseguiu produzir mais de 10 milhões de metros cúbicos de ar limpo por dia em uma área de 10 quilômetros quadrados.

Segundo o chefe da pesquisa, nos dias mais poluídos até agora, o purificador gigante já foi capaz de reduzir a concentração crítica de poluentes para níveis moderados. As pessoas que vivem nas proximidades também já reportaram uma melhora na qualidade do ar. 

A equipe que está conduzindo a pesquisa ressalta que os resultados ainda são preliminares e que o experimento continua sendo testado e constantemente avaliado. A expectativa é de que um novo relatório positivo seja divulgado nos próximos meses.

Se os resultados continuarem sendo satisfatórios, cientistas chineses já consideram construir uma segunda estrutura, só que ainda maior, com 500 metros de altura e 200 metros de largura, suficiente para purificar o ar até 30 quilômetros quadrados – o tamanho de uma pequena cidade no país.

Funcionamento

O funcionamento do purificador de ar chinês é muito similar ao que você possui na sua casa.

O sistema possui estufas do tamanho de meio campo de futebol em sua base. O ar poluído entra por aí e é sugado para dentro do equipamento gigante, onde é aquecido por painéis de energia solar.

O ar quente, então, vai subindo pela torre enquanto passa por diversas camadas de filtros que retêm as impurezas do ar, que volta ao ambiente limpo e resfriado.

O projeto foi concebido para ser independente da energia elétrica, que hoje é uma das principais vilãs do país devido à queima do carvão. Veja aqui cinco motivos para você ter um esterilizador de ar na sua casa.

O purificador de ar na sua casa

Em menor escala do que a versão chinesa, mas com os mesmos benefícios para a saúde e para a qualidade de vida, você deveria ter um purificador de ar, já que, no Brasil, segundo a OMS, apenas uma de 40 cidades avaliadas em estudos estão dentro da média de qualidade do ar.

Entenda como o purificador está ajudando a China e pode ajudar você na sua casa:

– A poluição do ar é responsável pelas alergias e doenças respiratórias, como rinite, asma e pneumonia. O purificador irá eliminar os micro-organismos nocivos presentes no ar. Confira mais detalhes de como se prevenir de alergias respiratórias. 

– Com o aparelho, você pode realizar a limpeza e evitar ambientes com mofo. Os fungos também podem causar doenças e, ainda, se acumular em paredes, tetos, roupas e documentos, causando estragos permanentes. 

– O purificador é ideal para ser usado em conjunto com o ar condicionado, já que, se esse aparelho não estiver com a manutenção devida, ele irá propagar agentes alergênicos e patológicos que podem ser removidos com o uso do purificador.

– O purificador também auxilia na eliminação de odores do ambiente, como cheiro de cigarro e casas fechadas há muito tempo. Odores muito fortes podem causar mal-estar, como dores de cabeças e tontura.

– O equipamento também é recomendado para a conservação de itens como livros, vinis, DVDs, CDs e equipamentos eletrônicos, evitando que pequenas partículas causem a deterioração dos materiais.

O que achou dessa novidade chinesa? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu