Confira o mapa da poluição em São Paulo e como você pode amenizar esse problema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Entenda como o local onde você mora ou trabalha pode afetar ainda mais a sua saúde, mesmo que a sua cidade não seja considerada poluente

Mesmo que você more em uma cidade que não é considerada tão poluída, é possível que a sua saúde também esteja em risco. Embora a concentração maior de poluentes se dê nas grandes cidades, o mapa da poluição pode colocar seu escritório ou residência em estado de alerta.

Para quem mora na cidade de São Paulo, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgado em maio do ano passado apontou as proximidades das marginais Pinheiros e Tietê como os pontos de maior alerta na cidade.

Dessa forma, mesmo que você não more nessa região, o simples fato de passar por ela pode ser um agravante para a sua saúde, especialmente em dias mais quentes. Já para quem mora ou trabalha nas proximidades, a necessidade de tomar cuidados especiais é urgente.

Mapa da poluição em São Paulo: como identificar as piores regiões

Como saber se a qualidade do ar está agradável para o dia a dia? Infelizmente, trata-se de um panorama que muda com muita frequência, de forma que cravar que um lugar é mais poluído que outro nem sempre corresponde à realidade.

Por essa razão, é fundamental que você crie o hábito de checar o mapa da poluição. Ele está disponível a partir desse link e permite que você cheque a qualidade do ar em algumas regiões pesquisadas em todo o país. As atualizações são feitas diariamente.

A pontuação vai de 0 a 100, e quanto menor o número, melhor a qualidade do ar. A cor verde indica um ar de qualidade agradável, enquanto a cor amarela é um sinal de alerta. A cor vermelha, que aparece com menor frequência, indica um ar muito contaminado.

legenda do mapa da poluição de são paulofonte: https://aqicn.org

Quais os maiores causadores da poluição?

O monóxido de carbono é o elemento poluente que mais oferece perigo para a nossa saúde. Além dele, o óxido de nitrogênio também pode reduzir a imunidade e dificultar a respiração. Por fim, os hidrocarbonetos são responsáveis pela irritação dos olhos e da pele.

Os veículos são, sem sombra de dúvidas, os principais responsáveis por espalhar boa parte da poluição no ar. Percebe-se isso com muita nitidez nos horários de pico, entre às 18h e 20h, e especialmente às sextas-feiras, quando a frota circulante é maior nas cidades.

Embora nas ruas a percepção do problema seja mais grave, elas não são os únicos lugares nos quais você deve tomar cuidado. Tanto a sua casa quanto o seu escritório também recebem ar contaminado todos os dias – e nesses ambientes você consegue se proteger.

Leia mais – Qualidade do ar interior: que poluição encontramos em lugares fechados?

Purificador de ar: a solução para um ar limpo

Para melhorar a qualidade do ar dentro da sua residência ou do escritório em que você trabalha, a melhor alternativa é recorrer a um purificador de ar. Esses eletrônicos são responsáveis por esterilizar o ar, eliminando fungos, bactérias, vírus, ácaros e substâncias poluentes.

O melhor de tudo é que purificadores de ar, como o Sterilair, são acessíveis e gastam pouquíssima energia, podendo ficar ligados permanentemente sem que isso impacte de forma significativa na sua conta de luz. É como riscar a sua residência do mapa da poluição.

Em termos práticos, são muitas as situações que os purificadores de ar ajudam a resolver. Por exemplo, sabe aquele cheiro de mofo que fica nos ambientes fechados por muito tempo? Um purificador de ar elimina esse e outros odores desagradáveis sem maiores problemas.

Leia também – A asma em crianças e adolescentes chega a 20% no Brasil: O que fazer?

Rinite alérgica, sinusite e alergias em geral: dê adeus a esse problema

Os microrganismos, os fungos, as bactérias e os vírus aéreos são os grandes causadores da ampla maioria dos problemas respiratórios que podemos ter. Cidades poluídas tendem a agravar esse quadro.

A contrapartida do ar-condicionado, sem a limpeza correta dos filtros, também pode agravar a situação. É por essa razão que contar com um purificador de ar no ambiente é o melhor caminho para a prevenção.

Um aparelho durável é mais barato do que consultas médicas e remédios que você precisará em médio e longo prazo para combater rinite alérgica, sinusite ou algum outro tipo de alergia.

 

purificador de ar sterilair preto

A rinite alérgica é, de longe, o problema que mais aflige a população brasileira quando o assunto é poluição. Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria apontou que quase 50% dos brasileiros passam por esse problema em algum momento.

Embora muitos lidem de uma forma mais tranquila com essa realidade, para muitos as crises de rinite alérgica impactam na diminuição da produtividade. No caso das crianças, que são mais sensíveis, aumentam as chances de que elas tenham crises de asma.

A rinite é uma reação exagerada do sistema imunológico causada principalmente pela poeira doméstica, que é composta pela descamação da pele, restos de pelos de animais, pedaços de insetos, ácaros, fungos e bactérias.

Por fim, temos ainda a sinusite, uma infecção respiratória do tipo bacteriana causada por infecção viral. Somos acometidos por esse problema quando inalamos algumas delas. Quando elas encontram em nosso organismo uma oportunidade de se multiplicar, ficamos doentes.

Uma sinusite bacteriana é caracterizada por uma secreção nasal mais espessa de cor amarelo-esverdeada (saiba mais sobre a coriza), febre, tosse e sensação de peso na cabeça. O tratamento é feito com antibióticos.

Assim, para prevenir essas e outras doenças, você deveria considerar o purificador de ar como o eletrônico mais adequado para a proteção da sua saúde. Faça o teste e comprove: você se dará conta do quanto a sua qualidade de vida é capaz de melhorar.

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *