Mofo e ácaros no inverno: prevenção e soluções simples!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Ambientes mais fechados no frio viram estufas para fungos que causam doenças respiratórias; saiba o que fazer para escapar dessa cilada.

Você já reparou que em temperaturas mais baixas abre menos as janelas de casa? Na tentativa de se proteger do frio, sua casa fica menos arejada e é por isso que no inverno as alergias respiratórias são mais perceptíveis: sua casa acaba virando uma estufa para mofos e ácaros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população do planeta apresenta alguma alergia ligada à poeira doméstica, mofo e ácaros. Claro que elas não aparecem apenas no inverno, mas é nessa estação que tudo pode ficar mais complicado.

Dentro de residências, os vilões são facilmente desenvolvidos em paredes, dentro de armários, atrás de móveis, cortinas e tapetes, roupas de cama, estofados em geral e até por conta de animais de estimação.

O acúmulo de poeira e ambientes fechados e escuros mais comuns no inverno podem ser um perigo, mas algumas mudanças na arrumação da casa e hábitos do dia a dia podem te ajudar a tem um ambiente cada vez menos propício ao desenvolvimento de alergias.

mofo e ácaros prevenção

Saiba mais: 09 Alimentos Para Prevenir e Amenizar as Alergias Respiratórias

Mofo e ácaros: como se prevenir?

Nada melhor para a prevenção do que evitar a exposição a mofos e ácaros, a limpeza doméstica dos ambientes com a devida higienização e controle são as suas armas principais para evitá-los.

Confira abaixo 10 dicas infalíveis para te ajudar nessa prevenção e saiba o que você deve e o que não deve mais fazer:

  1. Sempre que possível, mantenha a casa arejada. Em dias frios, é comum que as janelas da casa ou trabalho sejam fechadas, e isso evita que o ar circule no ambiente. Isso ajuda a evitar a proliferação de microrganismos e ainda deixa a casa mais iluminada.
  2. Colchões e travesseiros, peças de pelúcia como brinquedos e até almofadas devem ter o seu tempo no sol. Esse aquecimento natural ajuda a acabar com as condições favoráveis de proliferação de ácaros, por exemplo.
  3. Itens como sofás estofados e até abajures costumam ter a limpeza subestimada no dia a dia. Eles devem ser sempre aspirados regularmente (tomando todo o cuidado para não espalhar a poeira).
  4. Animais domésticos podem ajudar a proliferar microrganismos, sabia disso? Eles devem tomar banhos com regularidade também.
  5. O nosso próprio corpo pode contribuir para a proliferação de ácaros. A descamação natural da pele pode servir de alimento para eles, por isso é tão importante trocar sempre roupas de cama e travesseiros. Por mais que eles pareçam limpos, podem se tornar um reduto de microrganismos.
  6. Se você tem plantas em casa localizadas em ambientes que são propícios para o aparecimento de umidade, fique atento. O ideal é removê-las, pois elas podem facilitar a proliferação de fungos.
  7. Prefira limpar a casa com panos úmidos, e evite sempre vassouras e espanadores. Eles espalham os ácaros pelo ar.
  8. Prefira persianas no lugar de cortinas de pano, elas são mais fáceis de limpar e também funcionam menos como hospedeiros de ácaros.
  9. Costuma deixar a toalha usada no banho para secar dentro do banheiro? Pare agora mesmo com esse hábito, deixe-as secando em um lugar que bata sol. Lembre-se: a umidade aumenta a proliferação de fungos.
  10. Um purificador de ar ajuda a evitar a reprodução de ácaros e você pode atrelar a ação dele aos seus novos hábitos de limpeza e prevenção.

Não deixe de ver  – Alergia em idosos: como ajudá-los a prevenir e a manter a saúde.

mofo e ácaros produtos de limpeza

Dica de receita caseira

Muitas vezes os produtos de limpeza com odor forte podem se tornar um pesadelo para quem já sofre com alergias, por isso você pode fazer o seu próprio em casa. Na receita a seguir, você pode borrifar em cortinas, estofados e até em bichinhos de pelúcia da criançada antes de usar o aspirador de pó.

Junte apenas esses três ingredientes dentro de um borrifador:

  1. 1 copo de álcool em gel ou líquido
  2. 1 copo de vinagre de maçã
  3. 1 colher de bicarbonato de sódio

Você pode usar essa mistura como um esterilizante, para potencializar sua limpeza com o aspirador na sequência.

E você, também usa alguma dica para se prevenir de mofo e ácaros? Quais cuidados você costuma tomar? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *