Como as mudanças climáticas influenciam na sua saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Entenda como o clima pode impactar diretamente na melhora ou na piora do seu quadro clínico e conheça algumas maneiras de minimizar esse impacto


Há pessoas que preferem os dias de calor, enquanto outras não veem a hora de o frio chegar para ficarem debaixo das cobertas. Independentemente da sua preferência, é o período de transição de uma temperatura para outra que merece atenção: as mudanças climáticas impactam na nossa saúde.

Entre os muitos aspectos que podem ser observados, o humor não é o único sujeito a essas variações. Os níveis de estresse podem aumentar em uma temperatura que você considere adversa, resultando em infecções e perdas ao sistema imunológico.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre como as mudanças climáticas afetam a nossa saúde e quais são as principais maneiras de minimizar esses impactos. Você sabia que um purificador de ar pode tornar essa transição entre quente e frio mais amena para o corpo humano?

As alergias tendem a aumentar no calor

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde indicam que as altas temperaturas tendem a aumentar o número de doenças respiratórias. Isso ocorre porque quanto mais alta for a temperatura, maior é o número de poluentes que ficam retidos na atmosfera.

Há uma outra consequência disso: com índices mais altos de gás carbônico (CO²) na atmosfera, as plantas são obrigadas a liberar mais pólen, o que é um verdadeiro terror para aqueles que têm problemas respiratórios. Assim, a tendência é que mais alergias apareçam em dias quentes do que no inverno.

mulher sentada no sofá com um cobertor assoando o nariz ao lado de remédios e água

Mudanças bruscas de temperatura: evite-as a todo custo

Andar na rua sob um sol de 30 graus e, de repente, entrar em um ambiente com ar-condicionado e tomar uma bebida bem gelada para refrescar. Na hora a sensação é ótima, mas essa mudança brusca de temperatura é uma das piores coisas para o corpo humano.

Essa situação pode irritar as mucosas das vias aéreas, deixando-as vulneráveis para microrganismos como vírus e bactérias. A consequência disso são faringites, laringites e outras doenças respiratórias, todas comuns à épocas de mudanças climáticas bruscas.

A melhor solução é ir trocando de temperatura aos poucos. Por exemplo, ao entrar no carro, ligue primeiro o ventilador por alguns minutos antes de ligar o ar-condicionado. Dessa forma, seu corpo se acostuma aos poucos à nova temperatura.

Umidade do ambiente: outro fator primordial

A falta de umidade no ambiente favorece o ressecamento das mucosas das vias aéreas e dos olhos. Assim, quando estamos em um ambiente com ar-condicionado, há que se redobrar a atenção, pois o que esse equipamento faz é justamente reduzir a umidade.

Em casa, deixe uma toalha úmida ou uma bacia de água no quarto e não durma com o ar-condicionado ligado. No escritório, coloque um balde de água embaixo da sua mesa para não sofrer tanto com a baixa umidade do ambiente e não se esqueça de se hidratar.

Sempre que possível, abra as janelas de casa e do escritório para permitir que o ar circule e leve os microrganismos embora. Por fim, adicione um purificador de ar nos cômodos em que você passa mais tempo. Ele esteriliza o ar, matando 99% dos microrganismos nocivos.

Confira mais detalhes – A umidade do ar influencia no funcionamento do purificador de ar?

Aumenta a exposição ao pólen

Semanas antes da chegada do verão, aqueles que têm problemas respiratórios já iniciam uma contagem regressiva de sofrimento. É na primavera que se atinge o ápice da temporada de polinização, com um índice maior de pólen no ar, como já mencionamos.

Essa característica das mudanças climáticas resulta em rinites sazonais, facilitando a manifestação de sinusites e infecções secundárias. Fechar as janelas pode ajudar a diminuir a entrada de pólen. Porém, é o purificador de ar a melhor alternativa.

Vamos tomar como exemplo o Sterilair. Esse equipamento eletrônico tem o seu núcleo composto por um bloco cerâmico de material refratário repleto de furos minúsculos. Filamentos (similares a resistências) aquecem o ar eletricamente, gerando um efeito chamado de convecção.

Assim, o ar contaminado entra por esses pequenos furos aquecidos e na sequência é esterilizado. O ar que sai do aparelho, portanto, está praticamente livre de todas as ameaças que podem ser capazes de causar problemas respiratórios.

Trata-se da solução perfeita para tirar cheiros de mofo, especialmente em casas que ficam fechadas por muito tempo. A dica é incluir um purificador de ar nos cômodos em que você passa mais tempo, como a sala ou os quartos.

purificador de ar sterilair preto

Veja também – Tipos de ácaros: saiba tudo sobre ele e como se livrar desse incômodo!

Aproveite o verão, mas já pensando no inverno

Já deu para perceber que o clima quente é propício para o desenvolvimento de muitos problemas respiratórios, ocasionados por diversos fatores. Em todos os casos, um purificador de ar é capaz de amenizar a situação, reduzindo a irritação nas mucosas.

Porém, alergias e doenças respiratórias não são uma exclusividade do clima quente. O outono e o inverno, por exemplo, são os períodos em que os alérgicos mais sofrem. Até lá, há tempo suficiente para que você possa se preparar para que 2019 seja diferente.

Os ventos do outono representam uma ameaça a mais para os alérgicos. Afinal, o movimento do ar carrega grãos de poeira, penas, pelos e partículas de poluição, que são alguns dos principais alérgenos.

Quando as temperaturas caem, as pessoas começam a usar mais roupas de frio e cobertores para se aquecer. O problema é que essas peças costumam ficar guardadas em armários fechados por meses, acumulando fungos e ácaros.

Por essa razão, não deixe a chegada do frio pegar você de surpresa. Prepare o seu ambiente com um purificador de ar e lave cobertores e roupas de frio para evitar que elas acumulem mofo, ácaros e poeira por muitos meses.

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu