Plantas para dentro de casa que ajudam a melhorar a qualidade do ar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Algumas espécies têm capacidade superior às outras de filtrar o ambiente.

Todo mundo sabe da importância de fotossíntese das árvores para o bem do meio ambiente. Essa mesma lógica funciona com plantas para dentro de casa, você sabia que elas podem ajudar a melhorar a qualidade do ar que você e sua família respiram em casa?

Por incrível que pareça, o ar ambiente de dentro das nossas casas pode estar até mais contaminado que o ar da rua. Alguns poluentes se desenvolvem em ambientes fechados, por causa de substâncias provenientes de materiais químicos que usamos diariamente, como perfumes e materiais de limpeza, por exemplo.

Antes de falarmos sobre como as plantas podem agir na sua casa, que tal entender melhor como este ar pode estar contaminado? Segundo o estudo sobre poluição de ambientes internos e edifícios doentes publicado no  The Scientific Electronic Library Online, existem 5 principais substâncias tóxicas encontradas no ar, são elas:

Tricloroetileno: encontrado em tintas, vernizes e adesivos e é capaz de provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência e até levar ao coma.

Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis de compensado. A substância pode causar irritação no nariz, boca, garganta e em alguns casos até inchaço da laringe e pulmões.

Benzeno: usado na fabricação de produtos de plástico, corantes, detergentes, fibras sintéticas. Também é encontrado na fumaça de cigarros, de escapamentos de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento da frequência cardíaca, além de dores de cabeça.

Xileno: encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, na fumaça de cigarros e de escapamentos de carros. Pode causar irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, fígado, rins e levar ao coma.

Amônia: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.

É importante sempre ter formas de combater essa poluição interna, e várias plantas podem fazer isso na sua casa. Não esqueça, no entanto, que é importante usar esses aliados junto de ações mais eficientes e controladas, como a utilização de um purificador de ar.

Plantas e o seu ar ambiente

Agora que você já sabe sobre as substâncias e os riscos de poluição do ar da sua casa, conheça melhor quais plantas podem te ajudar a purificar o seu ar:

1 – Samambaia

Filtra poluentes como Benzeno, formaldeído e xileno. Por ficar pendurada, é uma ótima opção para ambientes pequenos. A Samambaia não precisa de muita luz nem de muita água, principalmente no inverno. É uma boa alternativa para auxiliar a umidificar o ambiente.

plantas para dentro de casa

Veja também – Dificuldade Para Respirar? O Ar Poluído Pode Ser A Principal Causa!

2 – Aloe vera

Também conhecida como Babosa, essa planta é mais uma da família das suculentas. Isso quer dizer que elas precisam de pouca água e muito sol. São ótimas filtradoras de ar e podem apresentar manchas marrons quando absorvem grande quantidade de substâncias tóxicas.

Devido aos seus componentes químicos, é recomendado que você mantenha a Aloe Vera longe de crianças  e animais.

3 – Crisântemo

O crisântemo consegue filtrar o benzeno, substância comum no fumo de tabaco capaz de causar sérios problemas sanguíneos. Além do tricloroetileno, xileno, amônia e formaldeído. De origem asiática, é uma das plantas mais nobres da China.

Por ser o resultado de uma hibridação, precisa de um controle de luz e calor, por isso, preste muita atenção na hora de cultivá-lo em casa.

4 – Ficus

A Ficus age contra poluentes como formaldeídos, tricloroetilenos e benzenos – muito comuns em carpetes, tapetes e mobiliários em geral. Essa planta prefere luz indireta, por isso prefira colocá-las em salas de estar e escritórios. Leve em consideração que a Ficus precisa de espaço e pode crescer metros.

5 – Gérbera

Essas flores coloridas filtram especialmente tóxicos como tricloroetileno, xileno e formaldeído. Elas precisam de bastante luz e solo levemente úmido. Pode ser colocada em quartos, inclusive dizem que essas flores ajudam também a combater a insônia. Será?

6 – Jibóia

A Jibóia é uma planta trepadeira que possui espécies provenientes de diferentes regiões. É um excelente filtro de formaldeído (um composto orgânico volátil que pode ser tóxico à saúde), a Jibóia não precisa de muita luz, podendo ficar em ambientes mais fechados.

7 – Lírio da Paz

É considerado um dos maiores purificadores naturais do ar. Além de ser uma planta bem ornamental, o Lírio da Paz ajuda a diminuir o nível de toxinas do ar. Ela não gosta muito de áreas frias e também é uma planta tóxica, ou seja, não aconselhável para quem tem animais de estimação ou crianças em casa.

Leia ainda: Sterilair funciona? Vale a pena comprar?

8 – Azaleia

Sabia que além das lindas, as flores da Azaleia ajudam a remover do ar substâncias químicas presentes em móveis de madeira prensada? Ela pode chegar a 2 m de altura, ou permanecer pequena quando cultivada em vasos.

Lembre-se de manter essa planta longe de crianças e animais, devido ao teor tóxico dela.

plantas para dentro de casa

9 –  Espada de São Jorge

Além de purificarem o ar e produzirem muito oxigênio durante a noite, as Espadas de São Jorge são consideradas plantas de proteção – por isso costumam ser colocadas na entrada das casas.

É ótima para quem tem pouco tempo para cuidar de plantinhas, pois elas se adaptam facilmente  a ambientes com diferentes condições de iluminação e temperatura. Ainda assim, elas precisam ser podadas com frequência.

Leia mais: Poluição em São Paulo mata mais de 11 mil pessoas por ano.

10 – Planta Aranha

A Aranha, também conhecida como Clorofito, além de remover o formaldeído e o xileno do ar é bastante usada para a decoração. Quando florescem, dão flores brancas bem delicadas. São bem resistentes e se adaptam bem a ambientes com sombra, ótimas para serem cultivadas dentro de casa.

E aí, curtiu essas dicas? Que tipo de planta para dentro de casa você cultiva? Conta para a gente nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu