Purificador de ar aumenta a conta de luz? Destrua esse mito!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Entenda por quais razões equipamentos como esse não têm impacto significativo na sua conta de energia elétrica

Uma das perguntas que os consumidores se fazem quando se veem diante de um produto que pode ficar ligado o dia inteiro é com relação ao consumo de energia: purificador de ar aumenta a conta de luz? A resposta para essa pergunta é um sonoro “não”.

Não se trata do tempo que um aparelho fica ligado, mas sim a quantidade de energia que ele necessita para se manter funcionando. É por essa razão que um chuveiro elétrico ligado 30 minutos por dia pode consumir mais do que uma TV ligada o dia inteiro.

Para compreender essa relação de gasto energético e funcionamento dos aparelhos, vamos entender melhor como o purificador de ar da Sterilair consegue ficar ligado o dia todo e, ainda assim, não impactar de forma significativa na sua conta de luz.

O consumo de um purificador de ar Sterilair

Um purificador de ar Sterilair é bivolt, ou seja, funciona tanto em redes 110V quanto 220V. As suas especificações técnicas indicam que o gasto energético de um aparelho como esse é de 38W – um valor que pode ser comparado ao de uma lâmpada.

Para colocar esses valores em perspectiva, é preciso levar em consideração ainda outros fatores. Abaixo, listamos o consumo médio (em watts) de alguns eletrônicos, para que você possa perceber o quão mais baixo é o consumo de energia desses aparelhos.

  • Ar condicionado: 3500W
  • Chuveiro elétrico: 3500W
  • Secadora de roupas: 3500W
  • Forno a resistência: 1500W
  • Lavadora de roupas: 1500W
  • Micro-ondas: 1300W
  • Aspirador de pó: 1000W
  • Ferro elétrico: 1000W
  • Freezer: 400W
  • Geladeira: 300W
  • Cafeteira elétrica: 100W
  • Ventilador: 100W

diversas cores de purificador de ar sterilair

Como você pôde perceber, perto dos 38W de consumo de um purificador de ar Sterilair, outros aparelhos têm um gasto energético muito mais significativo. Por exemplo, se comparado a uma secadora de roupas, o consumo de energia é quase 100 vezes menor.

Em outras palavras, falamos de um produto de baixo consumo energético e que, por essa razão, pode ser utilizado 24 horas por dia, sem interrupções. Tenha em mente que, comparado com os seus demais eletrônicos, ele certamente é um dos menos representativos na conta de luz.

Leia mais – Purificador para empresa: a qualidade do ar influencia na produtividade?

Como funciona um purificador de ar Sterilair

Agora que você já sabe que “purificador de ar aumenta a conta de luz” é um mito, vamos compreender de que maneira eles funcionam. Para isso, pegamos como exemplo o Sterilair. Seu núcleo é composto de um bloco cerâmico de material refratário repleto de furos minúsculos.

Filamentos (similares a resistências) aquecem o ar eletricamente, gerando um efeito chamado de convecção – uma transferência de calor por meio de um fluido que ocorre graças ao movimento do fluido em questão.

Assim, o ar contaminado entra por esses pequenos furos aquecidos e na sequência é esterilizado. O ar que sai do aparelho, portanto, está praticamente livre de todas as ameaças que podem ser capazes de causar problemas respiratórios.

Eu preciso mesmo de um purificador de ar?

Se você se preocupa com a sua saúde e qualidade de vida, sim. Um purificador de ar vai muito além de um “simples luxo”, como algumas pessoas ainda pensam de maneira errônea. Ele é indicado tanto para quem mora em cidades poluídas quanto para quem mora longe dos grandes centros.

A função de um purificador é a de esterilizar o ar. Ou seja, não confunda esse tipo de aparelho com um umidificador ou com um ar condicionado. A ideia aqui é remover as particular de poeira e microrganismos que infectam o ambiente, causando problemas respiratórios.

O cheiro de mofo, frequente em ambientes fechados, é um dos problemas que podem ser resolvidos graças ao purificador de ar Sterilair. Locais em que há animais de estimação também são indicados para ter um purificador de ar, tornando o ar mais agradável.

Mesmo limpos eles soltam pelos e odores característicos podem ficar impregnados em locais como carpetes, tapetes e sofás. Ao renovar o ar, o purificador impede que esses odores se propaguem, permitindo que todos possam respirar um ar mais limpo e agradável.

Confira também – Preciso limpar meu purificador de ar constantemente? Saiba tudo!

Diminuindo problemas respiratórios

Ácaros são um dos maiores vilões para aqueles que têm problemas respiratórios, como rinite alérgica. Esse problema, aliás, aflige quase metade da população brasileira e, embora não tenha cura, é possível reduzir significativamente sua incidência com cuidados especiais.

Além disso, casos de asma e alergias também podem ser amenizados se você colocar um purificador de ar nos cômodos em que você passa mais tempo. O ideal é ter um em cada lugar da casa, mas considere os quartos e a sala como ambientes essenciais.

Os ácaros se desenvolvem em locais como colchões, cobertores, bichos de pelúcia e até mesmo em roupas expostas. Basta sacudir qualquer um deles para que esses aracnídeos se espalhem pelo ar. Sem um purificador de ar, eles vão parar diretamente nas suas vias respiratórias.

mulher sorrindo e respirando fundo

Temos uma certa resistência a alguns deles, porém quando a quantidade é grande, a mucosa nasal não dá conta de fazer o devido filtro. A presença deles provoca alergias e faz com que o nariz comece a coçar ou escorrer.

Por essa razão, e sabendo não é verdade o fato de que um purificador de ar aumenta a conta de luz, é que recomendamos muito que você invista em um aparelho que seja capaz de proporcionar uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu