15 49.0138 8.38624 1 1 6000 1 https://blog.sterilair.com.br 300
Sterilair - Esterilizadores/Purificadores de Ar

Purificador de ar funciona? Não tenha mais dúvidas!

Equipamento pode ser o melhor companheiro no combate às irritações e alergias respiratórias

Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado. O dado alarmante é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e reforça a importância de estar atento à qualidade do ar que respiramos. Em centros urbanos, um purificador de ar funciona como um item essencial.

Ainda segundo a OMS, todos os anos morrem cerca de 7 milhões de pessoas no mundo por conta de doenças causadas pela poluição. Além disso, o ar contaminado é um dos causadores das mortes por doenças cardiovasculares ou por doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).

Mesmo em ambientes internos, o ar pode ser tão poluído como aquele que você respira nas ruas. Por essa razão, não apenas as pessoas que têm problemas respiratórios, mas todo mundo, deveria se preocupar com alguns cuidados especiais como forma de proteger a saúde.

Como funciona um purificador de ar?

Um purificador é um tipo de eletrônico cujo objetivo é promover a esterilização do ar. Isso significa que um purificador de ar funciona para eliminar microrganismos – como fungos, vírus ou bactérias -, além de ácaros e substâncias poluentes.

Ele também pode ser a solução para eliminar odores desagradáveis. Sabe aqueles ambientes que ficam muito tempo fechados e cheiram mofo? Ou então os locais em que há fumantes ou animais de estimação? Todos esses cheiros fortes são eliminados com esse equipamento.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, os purificadores de ar não alteram a temperatura ou a umidade do ambiente – essas funções são responsabilidade dos climatizadores e dos umidificadores. Assim, independentemente da temperatura, o produto pode ser utilizado normalmente.  

Por dentro de um purificador de ar

Agora que você já conhece as características de um purificador de ar, vamos compreender de que maneira essa limpeza do ar ocorre. Para isso, pegamos como exemplo o Sterilair. Seu núcleo é composto de um bloco cerâmico de material refratário repleto de furos minúsculos.

Filamentos (similares a resistências) aquecem o ar eletricamente, gerando um efeito chamado de convecção – uma transferência de calor por meio de um fluido que ocorre graças ao movimento do fluido em questão.

Assim, o ar contaminado entra por esses pequenos furos aquecidos e na sequência é esterilizado. O ar que sai do aparelho, portanto, está praticamente livre de todas as ameaças que podem ser capazes de causar problemas respiratórios.

representação de como um purificador de ar funciona por dentro

Confira também – A umidade do ar influencia no funcionamento do purificador de ar?

Como utilizar o seu purificador de ar?

Deu para perceber que o funcionamento de um purificador de ar é bastante simples, não é mesmo? Por essa razão, esses aparelhos são econômicos e duráveis, podendo ser utilizados 24 horas por dia e sem interrupções.

Equipamentos como o Sterilair são feitos de material antichama, evitando curtos-circuitos. Em outras palavras, você pode ficar tranquilo, pois mesmo estando longe de casa por alguns dias não há necessidade de desligar o aparelho.

Outra vantagem é que esse é um tipo de produto que dispensa manutenção. Ele não conta com nenhum tipo de filtro ou refil e, por esse motivo, não há com o que se preocupar. Basta ligar e usar por tempo indeterminado, garantindo assim um ar puro e limpo.

Veja mais dicas – Limpeza doméstica: quais lugares da sua casa acumulam mais sujeira?

Quais problemas um purificador de ar resolve?

Ok, agora que você sabe tudo sobre o purificador de ar Sterilair, como ele funciona e por quais razões um equipamento como esse é importante para a saúde, é hora de saber quais sãs as vantagens de ter um aparelho como esse na sua casa. Quais problemas ele é capaz de resolver?

O cheiro de mofo é o mais recorrente. Casas e cômodos que ficam fechados por muito tempo ficam rapidamente habitáveis novamente depois que um purificador de ar é colocado no local. A utilização é muito comum em casas de praia, que ficam muitos meses com portas e janelas fechadas.

Todos nós adoramos os animais de estimação, mas pelos e odores característicos dos animais podem ficar impregnados em tapetes, carpetes e sofás. O equipamento resolve esse problema de forma simples e rápida e facilita a sua convivência com os animaizinhos.

Ácaros: combatendo os maiores vilões

Um dos maiores vilões das vias respiratórias são os ácaros. Eles têm tamanho microscópico e não podem ser vistos a olho nu, mas certamente estão espalhados pela sua casa, de um jeito ou de outro. Problemas como alergias, rinites e asma são diretamente associados a eles.

Os ácaros se desenvolvem em locais como colchões, cobertores, bichos de pelúcia e até mesmo em roupas expostas. Basta sacudir qualquer um deles para que esses aracnídeos se espalhem pelo ar. Sem um purificador de ar, eles vão parar diretamente nas suas vias respiratórias.

Temos uma certa resistência a alguns deles, porém quando a quantidade é grande, a mucosa nasal não dá conta de fazer o devido filtro. A presença deles provoca alergias e faz com que o nariz comece a coçar ou escorrer.

menina assoando o nariz com um lenço

Veja mais – Tipos de ácaros: saiba tudo sobre ele e como se livrar desse incômodo!

Combatendo a rinite alérgica

A rinite alérgica é um dos problemas que mais afligem a população brasileira. Em algumas cidades, estima-se que quase 50% dos habitantes tenham algum problema respiratório relacionado ao excesso de poeira.

Pessoas com maior sensibilidade a cheiros muito fortes, pólen ou partículas de poluição são as que mais sofrem. Entre elas, crianças e idosos se encontram no principal grupo de risco – embora esse seja um problema que atinja todas as idades. Um bom purificador de ar pode evitar tudo isso.

E aí, você gostou de saber como funciona um purificador de ar Sterilair? Se você ainda não tem um aparelho como esse na sua casa, chegou a hora de providenciar. Afinal, investir em saúde e qualidade de vida nunca é demais.

Compartilhar:
Post anterior
 Saúde na gravidez: poluição está ligada bebês prematuros.
Proximo post
Tipos de ácaros: saiba tudo sobre ele e como se livrar desse incômodo!

0 Comentário

Deixar uma resposta