Qualidade do ar interior: que poluição encontramos em lugares fechados?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Cuidar da qualidade do ar é mais importante para sua saúde do que você imagina! Saiba como manter sua casa livre de fungos e ácaros

Quando pensamos em poluição, é possível que a primeira imagem que venha à sua cabeça é de uma grande cidade, com muitos veículos, fábricas e outros fatores que geram muito sujeira nas ruas e na atmosfera. Mas cuidar da qualidade do ar interior, como na sua casa, é essencial para se manter saudável.

Você sabe como fazer isso?

Além do que vemos em ambientes externos, a poluição pode ser muito maior e mais perigosa do que imaginamos. Nem todo mundo se lembra que ela também está presente em ambientes fechados, como escolas, consultórios, escritórios e até mesmo dentro de nossas casas.

Embora um pouquinho de poluição doméstica seja positiva para o organismo, pois ajuda a construir o sistema imunológico das crianças, por exemplo, uma grande quantidade de sujeira pode ser extremamente ruim e se tornar um problema grave.

Uma série de estudos realizados em todo o mundo aponta que a contaminação em ambientes fechados alguns tipos específicos de poluição pode ser mais prejudicial à saúde do que aquela presente em grandes centros urbanos.

Por isso, é importante saber como melhorar a qualidade do ar interior para garantir que sua família esteja sempre protegida de fungos, ácaros e bactérias. Confira nossas dicas e saiba como manter seu lar sempre higienizado e seguro:

Cuide da sua cama

Há uma série de lugares dentro da sua casa que podem concentrar uma grande quantidade de ácaros, e a cama ocupa o primeiro lugar neste ranking. Por ser um ambiente quente, úmido e com células mortas do corpo humano, ela se torna o lugar perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias.

Como passamos muito tempo de nossas vidas dormindo, é extremamente importante cuidar da cama para evitar o desenvolvimento dos ácaros que causam alergias e até mesmo doenças respiratórias.

Para amenizar a proliferação nas camas da sua casa, alguns cuidados podem ser tomados: mantenha os quartos sempre arejados e, pelo menos uma vez por semana, lave as roupas de cama com água quente.

qualidade do ar interior

Veja também – Limpeza doméstica: confira 09 dicas para os alérgicos!

Evite o bolor

Outro grande vilão que pode ser encontrado dentro de casa é o bolor. Estes fungos crescem e se proliferam em lugares que acumulam umidade e podem causar doenças como asma, rinite e micoses.

Fique sempre atento a ambientes mais úmidos da casa, como banheiros e cozinha, para o surgimento de bolor, principalmente nas paredes e no teto. Caso note o escurecimento de alguma dessas áreas, fique de olho e conserte eventuais vazamentos para evitar que se espalhem. Também utilize produtos antimofo na hora da limpeza.

Evite os cigarros dentro de casa

Você provavelmente já sabe que cigarros não são os melhores amigos da sua saúde. Mas ele também pode prejudicar a qualidade do ar interior, impactando na saúde de outras pessoas na sua casa.

A fumaça do cigarro responde por 85% da degradação do ar em ambientes fechados, aumentando o risco de problemas respiratórios como asma e bronquite.

A melhor solução para evitar este problema é parar de fumar. Caso você ainda não esteja pronto para esta etapa, considere não fumar dentro de casa – dê preferências a ambientes externos, como quintais, varandas ou até mesmo na rua.

Não deixe de ver  – Como os ácaros surgem? Do que eles se alimentam?

Verifique seu ar condicionado

Se você tiver um aparelho de ar condicionado em casa, saiba que ele é uma porta aberta para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Como possuem muita umidade interna, eles podem trazer o ar poluído da rua para dentro do ambiente.

Para prevenir a contaminação da sua casa por conta deste tipo de aparelho, faça a manutenção periódica do produto e instale-o a pelo menos três metros acima do nível da rua.

Atenção ao monóxido de carbono!

Você já deve ter ouvido falar em um gás chamado monóxido de carbono. Ele é tóxico e é muito comum em processos de combustão. Dentro de casa, podem estar presentes em aquecedores e, se o aparelho não estiver regulado, pode causar enjoo, tontura e dor de cabeça.

Manter a  manutenção do seu aquecedor em dia ajudará a prevenir e diminuir a liberação deste tipo de gás. Também mantenha os ambientes bem ventilados e arejados.

Cuidado redobrado às escovas de dentes

Não há dúvidas de que manter o banheiro e o vaso sanitário sempre limpos é muito importante para a saúde. Mas você mantém a tampa do vaso sempre abaixada e sua escova de dentes protegida?

Ao dar descarga com a tampa levantada, as bactérias presentes nas fezes e na urina se dispersam no ar e podem permanecer no ambiente por até duas horas – chegando até a sua escova de dentes. Para evitar esse tipo de problema, mantenha as escovas de dentes dentro de uma capinha protetora.

dicas de limpeza qualidade do ar interior

Aposte em um purificador de ar

Outra maneira de garantir que seu lar está higienizado e seguro é por meio da utilização de um purificador de ar para ambientes internos. O Sterilair é um aparelho elétrico que vai esterilizar o ar, realizando a eliminação de micro-organismos que são responsáveis por alergias e doenças respiratórias.

Como possui baixo consumo de energia, o purificador pode ficar ligado 24 horas por dia. E ainda não é preciso se preocupar com manutenção, já que o aparelho não precisa de troca de filtro ou refil.

Veja mais detalhes – 01 solução para 09 problemas: o purificador de ar vai mudar a sua saúde.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e deixe sua casa mais segura e limpa agora com o purificador de ar Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu