07 cuidados que você precisa ter ao preparar a casa para receber um recém-nascido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A chegada de um bebê é uma das maiores mudanças que podemos ter durante a vida. Descubra os principais itens da casa que devem ser adaptados para receber seu pequeno

Tem um novo membro da família chegando? Parabéns! Esse é um momento de grande expectativa, mas também de muitas dúvidas. Afinal, as mudanças são muitas, por isso é essencial estar por dentro sobre tudo para recém-nascido.

Decorar o quartinho do bebê é uma delícia, mas, para garantir que ele seja adequado, é preciso pensar em itens como segurança e limpeza – e isso vale para a casa toda! Saiba como preparar o ambiente para receber o seu pequeno:

  1. Priorize a segurança e a praticidade

Além dos cuidados com a segurança ao escolher carrinho, bebê-conforto e outros itens, que devem estar dentro das especificações das agências de regulação, você também deve avaliar a funcionalidade de acessórios e móveis.

Um berço mais alto, por exemplo, pode ser mais confortável porque não requer que você se curve o tempo todo logo depois do parto. Uma banheira com tripé também pode ser mais prática por esse mesmo motivo.

Existe uma infinidade de lojas que oferecem tudo para recém-nascido, portanto vale a pena pesquisar sobre os itens, descobrir a opinião de outras pessoas que já utilizaram e trocar ideias com outras famílias – as redes sociais ajudam muito nessas horas.

recém-nascido cuidados com a casa

  1. Estabeleça regras para receber as visitas

Ter um recém-nascido em casa é uma grande alegria, mas também significa que a família precisa se adaptar à novidade, o que inclui horários completamente alterados, novas tarefas e muito cansaço. Por isso, nem sempre as mães se sentem dispostas para receber visitas.

Pessoas próximas que possam contribuir nos cuidados com o bebê podem ser bem-vindas, mas os pais não devem ter receio de limitar as visitas – ainda mais porque os médicos desencorajam que o recém-nascido as receba no primeiro mês de vida.

Além de definir horários conforme a melhor opção para o núcleo familiar, sempre se certifique de que os visitantes estejam saudáveis (sem doenças como gripes ou resfriados) e que eles lavem as mãos antes de tocar no bebê.

  1. Prepare os apetrechos necessários para o banho

Embora as lojas ofereçam absolutamente de tudo para recém-nascido, você não precisa comprar todos os itens de banho que vir pela frente.

Em um primeiro momento, o que você realmente vai precisar é uma lista bem restrita: banheira, sabonete neutro (que também serve como shampoo), toalhas de banho e pomada contra assadura vão dar conta do recado.

Veja também – Ácaros: como prevenir a proliferação na sua casa.

  1. Faça as reformas o quanto antes

Reformas fazem sujeira e atrapalham muito a rotina de uma casa – com um bebê, então, tudo fica ainda mais difícil. Por isso, se houver necessidade de pintar, trocar piso, refazer o revestimento e qualquer outro conserto maior, isso deve ser feito o quanto antes.

Assim, quando o bebê chegar, a casa já estará livre da poeira da reforma e de odores fortes, como cheiro de tinta ou verniz.

  1. Saiba como limpar a casa

Como as defesas do recém-nascido não estão completamente desenvolvidas e eles ainda não tomaram todas as vacinas, uma boa limpeza da casa é fundamental para evitar a exposição do bebê a partículas e micro-organismos causadores de doenças.

Para isso, a limpeza da casa, principalmente do quarto do bebê, deve ser feita com pano úmido em vez de vassoura, de forma a não levantar poeira. Os cômodos devem ser bem ventilados, e é importante consertar infiltrações que possam causar mofo.

Itens que tendem a acumular poeira e ácaros, como almofadas e bichinhos de pelúcia, devem ficar distantes do berço e ser lavados com frequência – assim como o mosqueteiro e as cortinas. Os tapetes são dispensáveis no quarto da criança.

Não deixe de ver – Limpeza doméstica: confira 09 dicas para os alérgicos.

  1. Garanta a qualidade do ar com um purificador

Pessoas de todas as idades podem desenvolver irritações, infecções e alergias respiratórias, mas quem mais sofre com esses problemas são as crianças, especialmente os recém-nascidos, devido à imaturidade do seu sistema imunológico.

Por isso, além dos cuidados com a higiene das mãos e da casa, é importante eliminar as ameaças que ficam pairando no ambiente e poderiam ser facilmente inaladas pelo bebê.

A melhor forma de fazer isso é contando com um purificador de ar capaz de eliminar fungos, bactérias, vírus, ácaros, poluentes, fumaça de cigarro, odor de animais e outros contaminantes, protegendo o recém-nascido de muitas doenças.

Para que essa medida seja realmente funcional, é necessário que o aparelho possa ficar ligado o dia todo sem causar um grande impacto na conta de luz e sem oferecer risco de superaquecimento. Dessa forma, o purificador de ar Stelirair é uma excelente opção.

Veja outras dicas para comprar um purificador de ar que atenda a todas as suas necessidades e mantenha toda a família protegida.

recém-nascido purificador de ar

  1. Tudo para recém-nascido é muito rápido, então você deve se prevenir

Quando o bebê for para casa, ele ainda não saberá engatinhar, andar ou pegar objetos por conta própria. Porém, quando você menos esperar, ele estará pronto para explorar o mundo ao seu redor – e isso traz uma série de perigos.

Em pouco tempo, o recém-nascido aprenderá a levar as mãozinhas à boca, portanto desde já é necessário eliminar peças pequenas, partes de brinquedos, fragmentos de objetos e qualquer outro item diminuto que possa ser engolido ou aspirado.

Da mesma forma, as tomadas devem receber protetores que impeçam que o bebê coloque seus dedinhos ali. Outro cuidado é colocar protetores emborrachados nas quinas dos móveis, evitando que os pequenos se machuquem quando estiverem aprendendo a andar.

Lembre-se de que as crianças crescem rápido, por isso é importante se prevenir para evitar correrias, acidentes e adoecimentos. Você já conhecia todas essas dicas? Conhece outras recomendações importantes? Deixe sua resposta nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu