Saúde infantil: 93% das crianças do mundo respiram um ar poluído

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Saiba quais hábitos adotar para proteger seus filhos


De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado no dia 29 de outubro, precisamos nos preocupar mais com a saúde infantil. Isto porque, em média, 93% das crianças do mundo estão expostas a um ar poluído.

Ainda de acordo com o estudo, mais de 1 em cada 4 mortes de crianças abaixo dos 5 anos está associado a problemas ambientais. Você sabia que essa poluição a que a pesquisa se refere acontece tanto em ambientes externos (ar livre) quanto em ambientes internos (dentro de casa)?

Todos nós sabemos dos riscos que corremos ao sermos expostos à poluição, mas nem sempre ficamos tão atentos com os perigos dos nossos ambientes internos – principalmente para a saúde infantil.  

Mais de 40% de pessoas no mundo utilizaram hábitos que agravaram essa situação, como a queima de materiais como lenha, carvão e querosene em fogões e sistemas de aquecimento, por exemplo. Você deve estar se perguntando se isso é pior para uma criança ou se é tudo igualmente pior para adultos.

Nenhum tipo de exposição à poluição é bom, mas no caso da saúde infantil, é ainda pior. As crianças acabam sendo mais vulneráveis nos seus primeiros anos de vida, porque os seus pulmões e demais órgãos ainda estão em desenvolvimento.

Por esse motivo, a respiração delas também é diferente, uma vez que precisam inalar mais ar do que o normal, e isso quer dizer, nesses casos, que elas acabam inalando mais poluição do que os adultos.

família sentada no sofá assistindo televisão

Leia mais: Alergias em crianças – você sabe quais são as mais comuns?

O que fazer para evitar?

Muita coisa que envolve a poluição do ar que respiramos está fora do nosso alcance, no sentido de que não podemos fazer muito para melhorá-las. Por isso a questão da poluição externa é tão complicada.

Ainda assim, você pode escolher evitar passear ao ar livre com as crianças se mora em áreas urbanas muito poluída, adjacentes de áreas industriais ativas, por exemplo. Nesses casos, prefira que as crianças brinquem em locais fechados e mais seguros nesse sentido.

Na hora de passear de carro, também evite que o vidro fique sempre aberto. Num período longo de engarrafamento, por exemplo, muita poluição do escapamento de vários outros veículos pode invadir o seu e piorar a situação.

Já em ambientes internos, existe muito a ser considerado, começando pelos cuidados com a limpeza. Isso mesmo, sabia que perfumes, desodorantes, shampoos e até difusores de perfumes podem ser agentes poluidores da sua casa?

Esse tipo de material pode conter agentes químicos como os COVs, Compostos Orgânicos Voláteis, que podem gerar substâncias tóxicas a serem inaladas pelas crianças e adultos. No caso dos pequenos, prefira itens com cheiros mais brandos. Lembre-se que é para isso que existem linhas infantis.

Nunca, sob hipótese alguma, utilize forno a lenha dentro de casa, ainda que more no campo. Esse é um dos principais poluentes de ambientes internos no mundo, já que muita gente nos países subdesenvolvidos e de baixa renda acabam tendo que optar por isso no lugar do gás encanado.

Purifique o ar

A melhor coisa que você pode fazer pela sua família é garantir que, ao menos dentro de casa, o ar esteja limpo e livre de tantos índices alarmantes de poluição. E não é impossível conseguir isso, você só precisa contar com a ajuda de um purificador de ar, por exemplo.

Além dos seus hábitos de limpeza usuais, potencialize o efeito clean do ar da sua casa utilizando um aparelho que promova a esterilização do ar. Com isso, você pode evitar a propagação de microrganismos e ainda respirar muito melhor.

Você pode pesquisar no mercado os modelos que melhor atendem às suas necessidades, mas foque suas buscas em aparelhos mais completos, como o Sterilair, e faça um teste. Em pouco tempo ele já pode fazer uma diferença significativa na sua casa.

O purificador de ar da Sterilair tem uma esterilização padrão NASA, aprovado em mais de 22 países. Você pode criar uma barreira forte em casa, impedindo a proliferação de microrganismos e poluição em geral.

purificadores de ar sterialir de várias cores

E você, sabia que saúde infantil passava por isso? Conta para a gente o que você faz para se prevenir e se já usou algum tipo de purificador de ar.  

Leia mais: Tratamento para alergia a mofo: como ele influencia a sua saúde?

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *