Saúde na gravidez: poluição está ligada bebês prematuros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A prevenção contra a poluição na gravidez é importante para evitar este risco

A noção básica de tomar todas as medidas cabíveis para ter saúde na gravidez já é algo muito comum, mas você sabia que a poluição do ar pode interferir de maneira sorrateira na qualidade de vida do bebê, antes mesmo dele nascer?

Os estudos ainda são iniciais, mas de acordo com o que foi publicado no periódico Environment International relatam que o ar pode não só prejudicar as pessoas que o respiram diretamente, mas também o bebê, ainda no útero da mãe.

De acordo com a pesquisa, muitos nascimentos prematuros no Sul e Leste da Ásia estão diretamente relacionados à poluição do ar. Essa primeira conclusão é muito importante para conseguir responder mais perguntas sobre essa influência.

Por exemplo, é muito recente a noção de que partículas finas de poluição possam sequer chegar até a placenta. Esse pontapé inicial nesse tipo de estudo, muito em breve, vai poder responder como isso pode acontecer, e se acontece. Uma vez que isso for provado, no entanto, a preocupação com a saúde na gravidez será elevada a outros níveis.

mulher grávida sentada na cama fazendo sinal de coração com as mãos

Leia ainda: Alergias em crianças: você sabe quais são as mais comuns?

Outro aspecto importante a ser salientado neste caso é o fato de que já existem estudos que relacionam diretamente a poluição com o baixo peso dos bebês ao nascerem. Nestes casos, mães expostas à poluição tiveram mais alterações no fluxo de sangue da mãe para o filho, via placenta.

E, inclusive, já existem casos em que a poluição também já está associada a diagnósticos de autismo, uma descoberta elucidada por estudiosos de Harvard. Eles indicam que as chances de crianças afetadas pela poluição durante a gravidez têm duas vezes mais chances de serem diagnosticadas com o espectro autista.

Além de outros problemas de saúde, como serem mais propensas à obesidade e diabetes na fase adulta, por exemplo. Tudo isso é tão perigoso quanto parece, porque prova que a exposição à poluição ainda durante a gravidez pode afetar a vida inteira de um indivíduo.

Ou seja, além de todas as questões que envolvem a taxa de mortalidade alta entre bebês prematuros, isso afeta ainda o adulto que ele será. Por exemplo, ser um bebê prematuro pode significar que ele será ainda um adulto muito mais propenso a alergias crônicas.

Ainda assim, a questão da mortalidade não deve ser ignorada. A cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média 15 milhões de bebês nascem de forma prematura e quase um milhão deles morrem após complicações. Em partos prematuros, elas são a causa principal de morte em crianças com menos de 5 anos.

O ideal seria que dados como esses jogassem luzes sobre a importância de preservar a população em geral de tanta poluição, e que isso afetasse diretamente em questões mais delicadas, como o investimento em mobilidade e incentivos para transporte limpos, como bicicletas.

Mas, na realidade, ao passo que essas questões são resolvidas a longo prazo, é importante que, para a saúde na gravidez, você escolha alternativas mais rápidas para evitar a exposição excessiva à poluição.

Lembre-se que a nossa casa pode ser tão poluída quanto nos ambientes externos e, nesse caso, você pode fazer algo a respeito. Ao esterilizar o ar ambiente com um purificador de ar, você pode montar o seu próprio lugar seguro e livre de poluentes e microrganismos em geral.

Prefira investir em modelos mais modernos, como o Sterilair, que contam com o padrão NASA de esterilização, e ainda podem te livrar de todo o trabalho de manutenção que alguns modelos podem exigir. Não precisa trocar filtros e nem se preocupar com gastos altos de energia.

purificador de ar sterilair pretoLembre-se de que as crianças não conseguem se proteger sozinhas, para isso ela conta com a gente!

Leia mais: 7 cuidados que você precisa ter ao preparar a casa para receber um recém-nascido

Você já conhecia todas essas dicas? Conhece outras recomendações importantes? Deixe sua resposta nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *