5 Super Dicas Para Uma Vida Sem Espirros, Acabe com os Sintomas da Rinite!

A doença pode causar transtornos no seu cotidiano, mas, com as medidas certas, é possível aliviar

Se você está espirrando demais e sem motivos aparentes, fique atento: pode ser um dos sintomas da rinite. Esse e outros sintomas inconvenientes da doença podem ser amenizados durante uma crise.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a ocorrência da rinite tem aumentado nos últimos 20 anos. Ela está entre as cinco doenças crônicas mais comuns no mundo, afetando entre 10% e 30% dos adultos e até 40% das crianças.

Essa é uma doença alérgica crônica, ou seja, não tem cura, mas é tratável e ora aparece ora some. Uma vacina para evitar a doença já existe e é indicada apenas em casos extremos.

Entre os fatores alergênicos mais comuns, estão os respiratórios. Poeira, ácaros, fungos, pólen e pelos de animais podem desencadear as crises. Existem também causas irritativas como cigarro, perfume, produtos de limpeza e, ainda, por causas hormonais, emocionais e efeitos de medicamentos.

A rinite ocorre quando as funções de limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado pelo nariz não são executadas corretamente. Clima muito seco, ambiente muito sujo e úmido e a época de polinização podem contribuir para a alergia.

Quando uma substância alergênica entra em contato com esse complexo mecanismo de defesa, uma reação é desencadeada para que ela não chegue ao pulmão. A reação é normal e ocorre com todo mundo, mas quem é alérgico acaba sofrendo com os sintomas da rinite. Inclusive, confira 05 principais sintomas da sinusite!

Junto com o bloqueio do agente agressor, surgem as reações de espirros, inflamação das mucosas nasais (coriza), congestão (nariz entupido). Sintomas como tosse, dores de garganta, diminuição do olfato e audição e lacrimejamento dos olhos podem aparecer em algumas horas após a reação inicial.

Conviver com esses sintomas é incômodo, já que eles podem aparecer a qualquer momento e em qualquer intensidade. Eles podem alterar até mesmo a qualidade do sono e o humor das pessoas doentes.

Felizmente, os sintomas podem ser amenizados com algumas soluções médicas e caseiras para que você possa lidar com a rinite sem muito desconforto no dia a dia. Saiba quais são algumas delas:

Se livre dos espirros e atente-se ao vapor e a umidade

Vapor

O vapor proporciona alívio imediato quando a rinite está dificultando a sua respiração e quando o nariz está muito congestionado, pois ele permite a abertura da passagem nasal e a manutenção da umidade no interior do nariz.

Você pode fazer uma terapia a vapor com um vaporizador, aparelho vendido em farmácias e grandes magazines. Ferver a água, despejá-la em uma bacia e ficar com o rosto próximo é a forma mais simples de fazer isso. Um bom banho quente também pode ajudar.

Na água, use algumas gotas de óleo de eucalipto ou de menta, que ajudam a abrir as vias.

Confira 05 motivos para ter um esterilizador de ar e melhorar sua saúde!

Umidade

Essa solução funciona para quem sofre com alergias relacionadas ao tempo seco, que agrava sintomas como coriza, congestão e inflamações. Quem tem alergia a mofo ou está em um local de alta umidade deve evitar, pois pode favorecer a proliferação dos fungos no ambiente.

Utilize um umidificador de ar para aumentar a umidade de locais como o escritório – já que o ar condicionado deixa o ar seco – e o quarto – pois você passará muito tempo dormindo e inalando o ar seco no ambiente.

Se você não tiver o aparelho, espalhe bacias de água pelo ambiente e toalhas molhadas. Além disso, ao tomar banho, deixe a porta do banheiro aberta para que o vapor umidifique outros cômodos da casa.

Purificação do ar

Como a maior parte das rinites é desencadeada por agentes presentes no ar, é essencial que ele esteja limpo e livre de impurezas que podem agravar a alergia. Mantendo o ar livre, também é possível evitar que as crises ocorram.

Use um purificador de ar para isso. O aparelho vai remover bactérias, vírus, fungos, pólen, ácaros e poluição que estão em suspensão no ar.

Além disso, é essencial remover a poeira presente na casa, principalmente no quarto. Faça uma faxina usando pano úmido e aspirador de pó para a limpeza, evitando que o pó se espalhe no ar e circule por toda a casa.

Faça o truque do copo para se livrar dos espirros

Medicamentos

O seu médico pode receitar medicamentos que auxiliem a controlar os sintomas da rinite, além de prevenir a doença.

Os principais remédios usados são os corticoides anti-inflamatórios. Eles são injetados nas narinas para descongestionar e estabilizar seu interior. Se necessário, podem ser receitados medicamentos para aliviar os demais sintomas, como analgésicos, colírios, etc.

É muito importante que você procure um médico para ter acesso ao melhor tratamento para o seu caso. Todos os medicamentos apresentam efeitos colaterais, portanto, a automedicação é muito perigosa.

Será que o ventilador é prejudicial? Descubra e entenda melhor sobre a alergia a poeira.

O truque do copo

Para interromper uma crise de espirro imediatamente, expire o ar bem forte pelo máximo de tempo que puder. Isso ajudará o agente alergênico a sair das suas vias respiratórias.

Outra forma de acabar com a crise é mergulhar o nariz em um copo de água com sal. Essa solução vai ajudar a remover o muco que acumula o agente irritante de dentro do nariz.

E aí gostou das dicas? Compartilhe com a gente a sua história!

Um comentário

  1. Frete Florianópolis SC
    Frete Florianópolis SC

    Show, bem explicado e direto ao ponto.

Deixar uma resposta