Sintomas de Alergia a Mofo – Saiba O Que Você Deve Levar em Consideração!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O bolor pode diminuir a nossa qualidade de vida, portanto, é preciso ficar atento aos sinais e se prevenir

Esse período do ano é repleto de calor e que utilizamos purificador de ar, tornando os ambientes ideais para a proliferação de mofo. Se você está sentindo alguns sintomas da alergia a mofo, é melhor acabar com esse problema antes de agravar o seu quadro de saúde.

O mofo ou bolor é um acumulado de fungos encontrado em compostos orgânicos. Apesar de serem essenciais ao ciclo da vida, os fungos liberam minúsculos esporos que, quando chegam às nossas vias aéreas, podem causar as incômodas alergias.

Além disso, os ácaros, um dos fatores alérgenos mais comuns, estão diretamente associados ao mofo – onde há mofo, há ácaros. É até difícil para um especialista diagnosticar exatamente a causa da alergia, que causa sinais muitos parecidos com a alergia a mofo.

A doença é crônica, ou seja, não existe cura, apenas tratamento. Por isso, a qualquer momento em que o indivíduo alérgico entrar em contato com o bolor, ele fica suscetível a uma crise, o que reduz a sua qualidade de vida.

Conheça quais são os sintomas de alergia a mofo mais comum e, se você se identificar com alguns deles, busque orientação médica:

Espirros constantes

Quando os cílios do nariz capturam os esporos do mofo, eles tentam barrar a passagem do invasor para dentro do corpo. Essa reação provoca o espirro, que involuntariamente nos faz fechar os olhos, inalar o ar e contrair o tórax. Saiba mais sobre os sintomas da rinite e viva uma vida sem espirros!

Espirros frequentes.

Nariz entupido

Quando a mucosa que reveste o nariz inflama devido à irritação causada pelo mofo, o muco secretado fica acumulado na região, o que causa a congestão nasal. Essa secreção tende a escorrer e ter uma coloração mais esbranquiçada ou mais esverdeada.

Tosse

Quando as secreções que provocam a congestão nasal chegam à faringe, uma nova reação de expulsão é provocada: a tosse. Ela pode ser seca ou apresentar secreções, e acontece principalmente quando você está deitado.

Asma

Quando você fica exposto ao mofo, você pode manifestar uma crise de asma. Além da falta de ar, que é o principal sintoma da asma, você também pode sentir um aperto no peito e apresentar chiado ao respirar.

Mais sobre a alergia a mofo

A alergia é causada em quem tem predisposição genética. No entanto, o mofo também pode adoecer quem não é alérgico. Em ambos os casos, a evolução da doença pode acarretar em uma pneumonia ou sinusite fúngica.

O bolor está presente em locais úmidos, abafados, escuros e pouco ventilados. É comum encontrar esse tipo de fungo no banheiro, dentro do guarda-roupas ou nas paredes de casa. Os locais que têm fungo geralmente apresentam um cheiro ruim, especialmente para os alérgicos.  

Felizmente, há maneiras eficientes e baratas de acabar com o bolor. Essa é a melhor forma de evitar os sintomas da alergia a mofo e também possíveis problemas que ele pode trazer para a casa, como a deterioração de estruturas ou a destruição de objetos. Descubra como evitar esse mal e recuperar a sua qualidade de vida:

Faça uma vistoria na casa

Nem sempre o mofo está aparente. Por isso, é muito importante conferir se existe alguma situação que esteja favorecendo o surgimento dos fungos em casa e em outros ambientes que você passa muito tempo, como o escritório.

Infiltrações, vazamentos, carpetes úmidos, locais que passam muito tempo fechados, má drenagem de água, ar condicionado sem manutenção e móveis encostados na parede por exemplo, são exemplos de condições que tornam o ambiente propício para o crescimento do mofo.

Realize a impermeabilização

A impermeabilização na estrutura da sua residência vai evitar que as regiões que têm tendência à umidade fiquem, de fato, úmidas, como teto, paredes, porão e sótão.

Faça a impermeabilização enquanto a casa ainda está sendo construída. Além de ser mais barata, ela é mais eficiente. Se não for possível, será necessário desembolsar em torno de R$ 200 a cada 40 m² e a cada dois anos para que o local fique livre de mofo.

Atenção redobrada ao banheiro

O banheiro é o local mais propício para o aparecimento de mofo em um imóvel, já que é um espaço que concentra muita umidade por causa dos banhos, da torneira, da descarga e de sua parte hidráulica.

Se o seu banheiro não tem uma janela de tamanho razoável para ajudar na eliminação do vapor, providencie a instalação de um exaustor, que irá ventilar o cômodo e evitar a umidade.

Além disso, alguns bons hábitos diários vão ajudar, como manter a porta aberta quando o banheiro não estiver sendo usado e não deixar roupas molhadas ou toalhas úmidas secando no local.  

Em relação aos sintomas de alergia a mofo, atenção para o banheiro!

Faça a limpeza adequada

Alguns produtos facilmente encontrados em casa são verdadeiros salvadores quando se trata de prevenir e remover o mofo. Portanto, ao fazer a faxina periódica, não deixe de utilizá-los.

No chão e nas paredes, o ideal é usar uma medida de água e a mesma medida de água sanitária. Se o local apresentar mofo, esfregue bastante. Deixe o ambiente secar com ventilação e iluminação natural ao terminar.

Para as roupas mofadas, faça uma pasta com suco de limão e sal de cozinha. Deixe agir por alguns minutos e realize a lavagem normalmente. Todas as roupas do seu guarda-roupas devem ser secas em um local ventilado e armazenadas em locais limpos. Entenda como evitar mofo no closet.

Já para a devida limpeza de carpetes, tapetes e cortinas, mofados ou não, sempre use uma mistura de uma xícara de vinagre branco com um litro de água. Deixe as peças de molho por algumas horas e então lave com água corrente.

Você já identificou algum sintoma de alergia a mofo? Como você lidou com isso? Deixe nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu