Sintomas de rinite: 07 sinais em que você deve prestar atenção!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Coriza, espirros, obstrução nasal e olhos lacrimejando são sintomas clássicos da rinite alérgica. Veja como identificá-los e o que fazer ao descobrir que seu filho tem essa condição

Seu filho vive espirrando e com o nariz escorrendo? Ele esfrega os olhinhos constantemente como se eles estivessem coçando? Então saiba que esses podem ser sintomas de rinite, uma alergia respiratória muito frequente, principalmente nas crianças.

Para ajudar você a identificar se seu filho é alérgico, fique de olho nesses 07 sinais:

assoando o nariz sintomas de rinite

  1. Coriza nasal

A coriza é a mesma coisa que nariz escorrendo, ou seja, é aquela secreção que sai das narinas indicando que as fossas nasais estão irritadas ou inflamadas. Entre os primeiros sintomas de rinite, está essa secreção fluida, transparente e inodora, chamada de coriza hialina.

  1. Espirros

Os espirros são uma reação diante de uma substância estranha, como partículas de poeira ou microrganismos. Ao perceber a irritação, o cérebro envia um comando para que os músculos das costas e do abdômen se contraiam bruscamente, expulsando o ar em grande velocidade.

No caso de pessoas alérgicas, os espirros também podem ser provocados até mesmo por odores fortes ou o ar em baixa temperatura. Em uma crise de rinite alérgica, o paciente pode espirrar mais de 20 vezes seguidas.

  1. Coceira no nariz e nos olhos

A coceira nessas regiões é um dos sintomas de rinite mais clássicos para compor o diagnóstico dessa alergia respiratória. Ela é resultado da irritação e da inflamação da mucosa nasal e acompanha os espirros, frequentemente estendendo-se aos olhos.

O prurido (coceira) também pode atingir os ouvidos, o céu da boca, a garganta e os lábios, fazendo com que as crianças esfreguem o rosto na tentativa de aliviar esse sintoma.

  1. Olhos lacrimejantes e avermelhados

As lágrimas são um mecanismo natural de limpeza e proteção da mucosa ocular. Assim, quando há uma irritação nos olhos, como a coceira causada pela rinite, as glândulas lacrimais aumentam sua produção na tentativa de eliminar o agente causador.

A coceira faz com que a pessoa esfregue a região, piorando o quadro e deixando os olhos avermelhados. Também é comum o escurecimento da região embaixo dos olhos, como uma olheira, e a acentuação das dobras da pele na pálpebra inferior (linhas de Dennie-Morgan).

Veja também: Rinite alérgica x Rinite Crônica – Como saber a diferença e adaptar o ambiente!

  1. Nariz entupido

A obstrução nasal é um dos sintomas de rinite mais frequentes. Com o aumento da produção de secreção, ocorre um acúmulo de muco nas fossas nasais que impede a passagem do ar, obrigando a pessoa a respirar pela boca.

O nariz entupido tende a piorar quando a pessoa se deita, pois o muco se acumula ainda mais. Com isso, a criança alérgica pode ter dificuldades para dormir e apresentar a chamada “respiração pesada”.

  1. Tosse

Assim como os espirros, a tosse é uma reação natural das vias respiratórias frente a um agente de irritação na tentativa de expulsá-lo e impedir que ele chegue até os pulmões.

A tosse típica de uma pessoa em crise alérgica é a tosse alérgica, que é seca (sem catarro) e costuma ser acompanhada de outros sintomas de rinite como coriza, espirros, coceira e olhos lacrimejantes.

  1. Sinusite

A sinusite frequente também é um dos indícios de que a criança está sofrendo com alergias respiratórias, levando ao quadro de rinossinusite (quando a rinite é acompanhada pela inflamação dos seios da face).

A obstrução nasal e o acúmulo de secreção causados pela rinite alérgica formam um ambiente propício para a proliferação de bactérias, levando a uma sinusite bacteriana. Essa infecção se caracteriza por dor e peso na face, febre, coriza purulenta, tosse e dor de cabeça.

O que fazer ao notar que seu filho tem sintomas de rinite

Ao identificar sinais que indicam que seu filho tem uma alergia respiratória, o mais indicado é buscar um médico otorrinolaringologista ou alergologista para confirmar o diagnóstico, embora o pediatra também possa identificar essa condição.

Além do exame clínico, o médico poderá pedir exames como dosagem de IgE (imunoglobulina E) e o teste cutâneo de alergia, para descobrir a quais partículas seu filho é alérgico (os chamados “alérgenos”).

No caso das alergias respiratórias, os alérgenos mais frequentes são os ácaros, o mofo, a poeira doméstica, a poluição, o cigarro, o pólen, odores fortes e pelos e penas de animais, por isso a criança deve ser mantida afastada desses elementos.

Para isso, as principais medidas a serem todas dizem respeito à limpeza e aos cuidados com a casa, especialmente ao quarto da pessoa alérgica. 

Confira aqui: 05 dicas para seus pequenos manterem o quarto limpo!

coceira nos olhos sintomas de rinite

Purificador de ar: um “vigilante” 24 horas

Mesmo que você limpe a casa incansavelmente, é impossível se livrar de todos os alérgenos – afinal, não conseguimos impedir a reprodução dos ácaros (cada fêmea põe cerca de 200 ovos) nem isolar totalmente a casa de odores fortes e da fumaça de cigarro.

Felizmente, é possível contar com um “auxiliar” nessa tarefa: o purificador de ar, um aparelho que promove uma filtragem e remove partículas como grãos de poeira, ácaros, fungos e bactérias, deixando o ar da sua casa muito mais saudável.

Existem modelos que inclusive conseguem eliminar odores como fumaça de cigarro, odores de animais de estimação e o “cheiro de fechado”, que são muito irritantes para quem tem alergia, especialmente crianças e idosos.

Esse é o caso do purificador de ar Sterilair, que funciona com um baixo consumo de energia e, dessa forma, pode ficar ligado o tempo todo, o que representa um grande auxílio na manutenção de um ambiente livre de elementos causadores de alergia.

Ainda não existe uma cura definitiva para a rinite alérgica; contudo, quando são seguidas as orientações sobre a higiene ambiental, é possível prevenir as crises, aumentando muito a qualidade de vida. Vale a pena investir na saúde!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 13 =