Como tirar a umidade? Aprenda de uma vez por todas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

No inverno ou no verão, ela afeta a decoração da sua casa, o bem-estar de todos e até a sua saúde.

A sua casa é o lugar que você passa a maior parte do seu tempo, por isso saber como tirar a umidade do ambiente é tão importante para ajudar na prevenção da proliferação de fungos e bactérias que causam mofo e muitas doenças respiratórias.

Um local úmido e com pouca luz natural é o ambiente mais do que propício para a propagação desses microrganismos, e muitas vezes na tentativa de resolver o problema as pessoas fazem justamente o contrário, agravando ainda mais a situação.

Para evitar a sua contribuição para a propagação desses agentes na sua casa, fique atento ao que pode estar fazendo de errado. Cada cômodo ou artigo pode ser afetado por um motivo e ser tratado de um jeito. Veja abaixo algumas dicas de como tirar a umidade de cada um:

Como tirar a umidade?

Paredes

Bolhas, mofos, pinturas descascando, mal cheiro. Quem precisa conviver com o excesso de umidade em casa sabe como tudo isso afeta a qualidade de vida das pessoas. Fique atento ao surgimento de manchas e bolhas, os estágios mais avançados do mofo chegam a desintegrar as paredes.

Esse fenômeno, chamado de eflorescência, acontece devido à formação de sais solúveis graças à umidade. Em áreas já afetadas nesse estágio, é recomendado que a superfície afetada seja removida (e, pelo menos 50 cm no entorno).

A limpeza do local deve ser feita com cloro e água sanitária, seguida da aplicação de um impermeabilizante para parede, antes da aplicação da tinta. Sem essa etapa, é provável que o problema retorne.

Em todos os cômodos da casa, o conselho de manter a área arejada é sempre um curinga. Não esqueça de se certificar que sua casa está recebendo a quantidade desejada de ar e de luminosidade para conseguir tirar a umidade de casa.

É importante lembrar que, apesar de questões ambientais interferirem no caso da umidade (por exemplo, morar perto da praia afeta diferente de quem mora longe), e até de estruturas de casas e apartamentos serem diferentes, é preciso identificar a causa do problema em questões mais graves.

tirar a umidade da parede

Veja também – Qual A Diferença Entre Asma E Bronquite? Entenda Os Sintomas Para Identificar A Doença No Começo

Banheiro

Quem nunca se deparou com um teto de banheiro tomado pelo mofo e umidade? Geralmente isso acontece porque o banheiro é basicamente um cômodo de pequeno a médio porte, feito para ficar exposto constantemente à umidade proveniente do chuveiro e da torneira.

Pouca gente sabe, mas os rejuntes dos azulejos também podem acumular fungos e, por isso, devem ter uma limpeza especial para evitar essa proliferação. Ao menos uma vez por semana, para tirar a umidade, indica-se a aplicação de uma solução de água + água sanitária + sabão neutro no local.

O vapor da água quente também pode piorar ainda mais o aumento da umidade no cômodo, por isso deixe sempre que possível as janelas e portas dos banheiros abertas, mas principalmente após os banhos.

Confira – Faxina doméstica: Mantenha a limpeza e a qualidade do ar em ambientes grandes.

Cozinha

A cozinha é mais um local da sua casa que fica constantemente exposta ao vapor vindo dos alimentos que cozinham no fogão, e geralmente também é coberta de azulejos. Como você já sabe, eles ajudam a proliferar fungos e não devem ser ignorados na limpeza doméstica.

Neste cômodo também é recomendável utilizar a mistura de  água + água sanitária + sabão neutro nos azulejos com uma esponja macia e deixar o produto agir por um tempo. É importante não esquecer de secar logo depois. Além, também, da instalação de exaustores que podem auxiliar a tirar a umidade.

Roupas

Além do ambiente em si, outro ponto atingido em cheio pela umidade e, consequentemente pelo mofo, são as roupas. Principalmente aquelas que ficam tempos guardadas, acumulando fungos sem muito alarde, longe dos seus olhos.

Uma dica preciosa para evitar esse desgaste é deixar saquinhos com sal grosso ou bicarbonato de sódio nos armários e outros móveis. Esses produtos ajudam a absorver a umidade.

Outra alternativa é utilizar pedaços de giz nos armários para evitar a umidade. Como ele é uma espécie de gesso, começa a absorver a umidade de onde é colocado. Mas para essa dica, atenção: O giz deve ser trocado com frequência, pois pode começar a se desfazer.

Além disso, para garantir um cheiro mais agradável dentro do guarda-roupas, você pode colocar um saquinho com cravos.

Por fim, para evitar de vez o mofo causado pela umidade dentro de guarda-roupas é nunca, sob hipótese alguma, guardar roupas ainda um pouco úmidas no local. E nada de guardar as roupas dentro de sacos plásticos, isso só ajuda a proliferar fungos ainda mais.

tirar a umidade roupas

Leia mais – Doenças Causadas Por Fungos: Livre-se Destes Problemas

Como melhorar o ar de uma casa com umidade?

Mesmo que a dica mais óbvia aqui seja “deixe sua casa sempre ventilada”, você sabe que nem sempre isso é possível por inúmeros motivos. Além disso, muitas vezes esse bônus acaba trazendo ainda a poluição da rua, o que acaba se tornando mais um problema para resolver.

A dica de ouro para te auxiliar na melhoria da qualidade do ar de um ambiente que luta contra a umidade é atrelar todas as ações que você já aprendeu por aqui a um purificador de ar. O modelo da sterilair é uma opção que pode ficar ligada 24h, não precisa de manutenção e gasta pouca energia.

O cheiro de mofo de locais que ficam muito tempo fechados, por exemplo, pode ser facilmente neutralizado pelo purificador. Além da prevenção de doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e sinusite.

Roupas, sapatos, livros, revistas e Cds costumam ser artigos que são muito afetados pela umidade, contraindo mofo e bolor e, consequentemente estragando. A utilização de um purificador de ar pode te auxiliar nisso, conservando esses materiais.

E você, também usa alguma dica para tirar a umidade? Quais cuidados você costuma tomar? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer a Sterilair!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu