Mofo ou bolor: tem diferença? Como eliminá-los dos móveis e da sua vida!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Com algumas dicas simples, você vai conseguir eliminar as manchas e o cheiro de mofo que afetam cômodos e armários, protegendo sua família de doenças respiratórias

Você sabe como evitar a formação do mofo? Conhece boas dicas para tirar bolor? Se você mora em uma região úmida, é bem possível que já tenha tido que lidar com esses problemas.

Contudo, nem sempre é fácil acabar com esses invasores. E o pior é que eles são capazes de danificar roupas, móveis e paredes, além de ser uma das principais causas das alergias respiratórias, como a rinite e a asma alérgica.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para você descobrir de vez como eliminá-los e evitar que eles voltem a aparecer.

Existe diferença entre mofo e bolor?

Tanto o mofo quanto o bolor são designações comuns para os chamados fungos filamentosos, que formam colônias de aparência algodonosa ou aveludada (em oposição às leveduras, cujas colônias têm uma aparência pastosa).

Algumas pessoas consideram que o bolor seria um estágio inicial do fungo, correspondente às manchas de tom acinzentado que aparecem nas superfícies e podem ser removidas facilmente com um pano úmido, sem causar danos à estrutura.

tirar bolor ou mofo tem diferença

O mofo, por sua vez, seria um estágio mais avançado do desenvolvimento desses seres, correspondendo às manchas escuras que corroem a superfície e que são bem mais difíceis de remover, especialmente em tecidos e materiais fibrosos.

Contudo, essa distinção não é utilizada com muita frequência no dia a dia, e a própria Biologia considera esses termos como sinônimos. Assim, podemos entender que mofo e bolor são duas palavras diferentes para o mesmo problema.

Dicas para tirar bolor dos móveis e outros objetos e impedir que ele volte

Independente de haver ou não diferença entre mofo e bolor, o mais importante é saber como se livrar desse problema e manter sua casa protegida. Confira nossas dicas:

  1. Limpe o mofo de paredes externas e internas

Para tirar bolor e mofo preto das paredes externas, a dica é misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água e um pouco de detergente e aplicar o produto com auxílio de uma escova.

Para as paredes internas, misture uma parte de água com uma parte de água oxigenada 10 volumes ou desinfetante e aplique em uma escova para esfregar na superfície. Outra opção é utilizar o vinagre de álcool puro.

Não deixe de ver – Doenças causadas por fungos: Livre-se destes problemas!

  1. Utilize vinagre de álcool para tirar bolor dos armários e guarda-roupas

Utilize um pano embebido em vinagre de álcool puro para limpar esses móveis por dentro. Se o “cheiro de mofo” persistir, ferva o vinagre, despeje-o ainda quente em uma assadeira e coloque dentro do armário – cuidado para não se queimar.

Em seguida, feche as portas do móvel e aguarde até que o vinagre esfrie. Depois, deixe o armário secar com as portas abertas (pois o vapor cria umidade).

  1. Deixe o ar circular dentro e fora dos seus móveis

Móveis de madeira ou MDF não devem ficar encostados em paredes de cômodos mais úmidos (como o banheiro e a cozinha), pois isso favorece o surgimento do mofo. Distribuir saquinhos de tule com giz de lousa também ajuda a prevenir a formação do bolor.

Além disso, evite acumular muitas peças dentro do guarda-roupa, pois elas impedem a circulação do ar, favorecendo o crescimento dos fungos. Abra as portas e gavetas dos armários pelo menos dois dias por semana – e deixe a janela aberta também.

Veja também – Limpeza doméstica: Confira 09 dicas para os alérgicos!

  1. Saiba como tirar bolor de tecidos, estofados e couros

Embora você não possa aplicar água sanitária nesses materiais, o vinagre branco será seu melhor amigo para tirar bolor sem danificar as peças. Veja como fazer:

  • Cortinas e sofás de tecido: esfregue o mofo com um pano embebido em uma mistura de meio copo de vinagre branco, duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e um litro de água;
  • Sofás de couro: utilize a mesma mistura do item anterior. Se a mancha resistir, aplique o vinagre branco puro (faça um teste antes em uma região mais escondida para ter certeza de que o produto não vai danificar o revestimento);
  • Carpetes e tapetes: borrife vinagre branco puro na mancha, deixe agir por uma hora, esfregue com uma escova e enxágue com água. Se possível, exponha a peça ao sol por 48 horas; do contrário, utilize um ventilador para secar completamente;
  • Roupas de couro: utilize o vinagre de maçã, que tem um odor mais agradável, e depois aplique óleo de amêndoas na peça, tirando o excesso com um pano seco. Procure guardá-las em embalagens a vácuo e coloque-as no sol a cada três meses;
  • Roupas de algodão e linho: manchas recentes costumam sair na lavagem comum, com auxílio de alvejante com ou sem cloro. Para manchas antigas, a melhor opção é o tingimento, pois repetir as lavagens pode danificar as fibras do tecido.

tirar bolor ou mofo tem diferença

  1. Utilize um purificador de ar

Além de eliminar os fungos, o purificador de ar também elimina ácaros, bactérias, pólen e poluentes. Existem modelos que funcionam por meio de filtros, que devem ser trocados periodicamente, e modelos que trabalham com o calor, dispensando essas trocas.

Esse é o caso do purificador de ar Sterilair, que destrói todos esses microrganismos e partículas ao submetê-los a uma temperatura interna de 360 graus – o que faz com que esse aparelho consiga destruir inclusive os esporos, que são formas de resistência de fungos e bactérias.

Veja mais – 07 dicas para comprar um purificador de ar!

Além disso, esse modelo tem baixo consumo de energia, de modo que ele pode ficar ligado 24 horas por dia, sem causar grandes impactos na sua conta de luz ao mesmo tempo em que também ajuda a preservar peças de couro, DVDs, equipamentos eletrônicos etc.

Eliminar o mofo da sua casa é importante não apenas para a conservação de objetos e paredes, mas também para garantir a saúde de todos os moradores. Você tem outras dicas de como tirar bolor? Compartilhe conosco nos comentários!

Já pensou respirar melhor e ter uma sensação de bem estar dentro de ambientes fechados?

Livre-se dos vírus, bactérias e mofos presentes no ar. Tenha o ar puro que sua família merece!
Oferta

Deixe uma resposta

Fechar Menu